O 5º voo da Força Aérea Brasileira que realiza a repatriação de brasileiros que querem fugir da guerra no Líbano chegou à Base Aérea de Guarulhos na manhã desta segunda-feira (14/10). Nesta viagem, estiveram a bordo 220 repatriados e 2 pets. Até agora, 1.105 pessoas já foram repatriadas através da operação Raízes do Cedro, realizada pelo Governo Federal.
A missão, iniciada em 2 de outubro, tem como objetivo retornar ao Brasil os nacionais e seus parentes que estavam no Líbano. Nas últimas semanas, o país vem enfrentando recorrentes ataques violentos causados pelo conflito entre Israel e o grupo libanês paramilitar Hezbollah.
A logística de repatriação de brasileiros envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira (FAB), e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty com o objetivo de organizar o resgate com segurança.
O quinto voo
A aeronave KC-30, da FAB, pousou às 6h06 (horário de Brasília) desta segunda (14/10), na Base Aérea de São Paulo (BASP). Estiveram a bordo do quinto voo 220 repatriados, incluindo 10 crianças de colo, e 2 pets.
- Como Brasil tem comunidade libanesa maior do que a população do Líbano?
- O que aconteceu no Líbano durante as duas grandes invasões de Israel — e quais foram as consequências delas
Até o momento, a FAB trouxe 1105 pessoas e 14 pets (10 gatos e 4 cães). Também foram transportadas 19,1 toneladas em bagagem e 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares, cestas de alimentos e outros.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob supervisão de Jaqueline Fonseca