Mapa mostra prevalência da direita e de nulos e brancos na eleição para a Câmara de BH -  (crédito: Arte/EM)

Mapa mostra prevalência da direita e de nulos e brancos na eleição para a Câmara de BH

crédito: Arte/EM

Belo Horizonte já definiu a composição da Câmara que assume seu mandato no ano que vem. Diante disso, o Estado de Minas acessou a base de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para detalhar como foi a votação do último dia 6 em cada seção eleitoral da cidade.

 

 

No mapa abaixo, é possível verificar quem venceu em cada uma das seções eleitorais. Cada seção tem um nome oficial junto ao TSE, que geralmente referencia uma escola pública ou privada. As cores indicam se o vereador mais votado naquele local é filiado a um partido de direita ou centro-direito (em azul); ou de esquerda ou centro-esquerda (em vermelho). Votos nulos e brancos também aparecem em cinza.

 

 

 

Metodologia do levantamento

 

Para obter esses dados, a reportagem usou, por meio da linguagem de programação Python, um conceito da matemática conhecido como diagramas de Voronoi. Em suma, com os endereços das seções eleitorais informados pelo TSE em mãos, o EM gerou polígonos para cada colégio eleitoral. Após o mapa desenhado, a reportagem verificou, a partir dos números das seções, qual o candidato mais votado naquela localidade.

 

Para determinar a ideologia de cada candidato, a reportagem considerou como esquerda e centro-esquerda os partidos PT, PV, PCdoB, Rede, PSOL, UP, PSTU, PCB, PDT e PSB. Todas as outras legendas foram consideradas de direita ou centro-direita.