Mapa mostra onde cada candidato se saiu vitorioso no segundo turno -  (crédito: Arte/EM)

Mapa mostra onde cada candidato se saiu vitorioso no segundo turno

crédito: Arte/EM

Após o deputado estadual Bruno Engler (PL) vencer em 82% dos colégios eleitorais no primeiro turno, como mostrou o EM na semana passada, o prefeito Fuad Noman (PSD) levou a melhor em 86% das seções da cidade no segundo turno. Enquanto o candidato bolsonarista terminou na frente em 60 dos 437 locais de votação no último domingo (27), o reeleito saiu vitorioso em 377, conforme números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segmentados pelo Núcleo de Dados do Estado de Minas.

 


Como a reportagem mostrou no último domingo, Engler perdeu em todas as 18 zonas eleitorais da cidade. As zonas são divisões que o TSE faz de cada cidade e compreendem um conjunto de colégios (seções) eleitorais. Na primeira etapa do pleito, o deputado havia vencido em todas elas, mas, no segundo turno, Fuad virou e levou a melhor em todas.

 

Apesar de derrotado na maioria das seções eleitorais, Engler levou a melhor em alguns territórios de BH. As "manchas" do bolsonarista se concentram em bairros de maior poder aquisitivo da regiões Centro-Sul e Oeste, como Mangabeiras, Belvedere, Olhos D'Água, Buritis, Estoril e Sion.

 

Ele também venceu em colégios eleitorais situados em bairros no limite entre o Barreiro e a Região Oeste, como Betânia e Bairro das Indústrias. Escolas localizadas em bairros ricos da Pampulha também terminaram com Engler como mais votado, casos dos bairros Ouro Preto, Bandeirantes e São Luiz.

 

Em Venda Nova e na Região Norte, o deputado só venceu em algumas seções isoladas, com Fuad levando a melhor na imensa maioria, o que também aconteceu nas regionais Nordeste, Noroeste e Leste.

 

No primeiro turno, 11 colégios eleitorais terminaram com Mauro Tramonte (Republicanos) como o mais votado. Apesar da proximidade do partido dele com o PL de Engler, todas essas seções foram vencidas por Fuad Noman no segundo turno. 


Confira, abaixo, como foi a votação em sua seção eleitoral. No mapa, é possível navegar geograficamente por Belo Horizonte. A cor azul representa as seções onde Fuad venceu. Já a amarela representa Engler. Na tabela abaixo do mapa, o usuário pode consultar o resultado da sua seção procurando pelo nome do colégio onde vota.

 

 

 


Metodologia do levantamento


Para obter esses dados, a reportagem usou, por meio da linguagem de programação Python, um conceito da matemática conhecido como diagramas de Voronoi. Em suma, com os endereços das seções eleitorais informados pelo TSE em mãos, o EM gerou polígonos para cada colégio eleitoral. Após o mapa desenhado, a reportagem verificou, a partir dos números das seções, qual o candidato mais votado naquela localidade.