O trecho da BR-262, conhecido como “Rota do Zebu”, entre Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Betim, na Grande BH, foi concedida à iniciativa privada em leilão nesta quinta-feira (31/10). As obras de duplicação e a manutenção da rodovia pelos próximos 30 anos ficarão a cargo da gestora de investimentos Kinea e o Grupo Way, que ofereceram uma taxa de desconto de 15,3% sobre a tarifa básica do pedágio e se sagrou vencedora no pregão realizado na bolsa de valores B3, em São Paulo.
O lance vencedor superou o desconto de 15,2% oferecido pelo fundo de investimentos montado pelo banco BTG para participar do leilão. O edital de concessão da Rota do Zebu, assim chamada em referência ao gado mais comum no Triângulo Mineiro, prevê a duplicação de 44,3 quilômetros de estrada, implantação de 169 quilômetros de faixas adicionais e 3,6 quilômetros de vias marginais.
A previsão de investimento total na área é de R$ 8,54 bilhões, sendo R$ 4,39 bilhões em obras e R$ 4,14 bilhões na manutenção e operação da pista ao longo das três décadas de concessão. Além das intervenções de ampliação das pistas, a Kinea, que venceu o leilão sob a designação “Rotas do Brasil S.A.”, deverá instalar 17 passarelas de pedestres, 100 pontos de ônibus, três passagens de fauna e um ponto de parada e descanso.
O leilão desta quinta-feira foi a segunda tentativa do BTG no setor de estradas. Em setembro, o grupo participou do leilão da BR-040 entre Goiás e Belo Horizonte, a chamada “Rota dos Cristais”, mas o pregão foi vencido pelo grupo francês Vinci Highways.
A Rota do Zebu foi concedida à iniciativa privada em 2014 como parte do lote sob administração da Concebra. A empresa solicitou a revogação do contrato seis anos depois, e iniciou-se o processo de relicitação. Na nova etapa de privatizações, o Ministério dos Transportes dividiu as estradas antes privatizadas, e a BR-262 entre Uberaba e Betim passou por leilão de forma separada.
Pedágio
Para definir o concorrente vencedor, o leilão teve como critério a apresentação da maior taxa de desconto sobre as tarifas básicas fixadas para os pedágios. O primeiro percentual apresentado pelo grupo Rotas do Brasil S.A. foi de 11,78%, e o do BTG Pactual Infraestrutura, de 8% de deságio. A partir das ofertas iniciais, seguiram-se mais de 20 trocas de lances entre as duas proponentes até a finalização em 15,3% de redução no valor cobrado aos motoristas.
Seis praças de pedágio funcionarão ao longo dos quase 440 quilômetros da BR-262 entre a Grande BH e o Triângulo Mineiro. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda não determinou o preço final das cobranças para os carros que passarem em cada ponto, mas é possível realizar um cálculo aproximado a partir dos preços determinados no edital e a taxa de desconto vencedora.
A partir de Uberaba, a primeira praça fica em Perdizes, onde o pedágio para carros simples deve ficar por volta dos R$ 9,65. A partir daí, as cobranças serão feitas em Araxá, a R$ 8,87; Campos Altos, a R$ 9,34; Luz, a R$ 9,77; Nova Serrana, a R$ 8,23; e Florestal, a R$ 9,63. Quem pretende percorrer toda a extensão da Rota do Zebu, portanto, deve gastar em torno de R$ 55,49.
Cronograma mineiro
A concessão da Rota do Zebu fecha um ano com Minas Gerais em destaque no mapa do Ministério dos Transportes. Importantes rodovias mineiras tiveram o destino de suas próximas três décadas determinados em leilões na bolsa de valores de São Paulo em 2024.
A concessão mais impactante se deu em agosto, quando a BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares teve, enfim, um leilão bem sucedido após duas tentativas frustradas em anos consecutivos. A gestora de investimentos 4UM ofereceu o maior desconto e ficará responsável pela duplicação da estrada a partir de Caeté, já que o ponto mais próximo da capital mineira foi retirado do edital para atrair a iniciativa privada.
Dois diferentes pontos da BR-040 também foram concedidos neste ano; o primeiro deles, em abril, quando a EPR ofereceu uma taxa de desconto de 11,21% na tarifa básica do pedágio e garantiu o direito de administrar a estrada entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.
A BR-040 de Belo Horizonte com destino a Goiás foi concedida em setembro à francesa Vinci Highways. O grupo com experiência internacional no mercado de concessões ofereceu o maior desconto para agenciar a chamada ‘Rota dos Cristais’ e deverá investir cerca de R$ 12 bilhões em obras e na manutenção da rodovia pelos próximos 30 anos.