Nas eleições municipais deste ano, os principais institutos de pesquisa não realizaram a tradicional pesquisa de boca de urna nos locais de votação. E isto não é novidade. Em 2022, a pesquisa também não constatou os votos das eleições para presidente e deputados.
De acordo com as empresas, a principal razão da escolha é a rapidez da divulgação dos resultados após o encerramento do pleito, computados e divulgados em boletins de urna a partir das 17h, no horário de Brasília.
Além disso, outra razão é o custo e pouca durabilidade das pesquisas. Como os resultados oficiais saem rapidamente, as constatações de boca de urna durariam por poucas horas ou minutos.
- Datafolha em BH: Engler, Fuad e Tramonte têm empate técnico
- Datafolha: Boulos, Nunes e Marçal chegam à eleição empatados
- Eleitores com dificuldades para justificar ausência pelo app e-titulo
Segundo o UOL, as empresas Real Time Big Data, Datafolha e Ipec afirmaram que não iriam realizar esse levantamento neste domingo (6/10).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, (TSE), os primeiros números da apuração devem ser divulgados a partir das 17h, no horário de Brasília. Assim, cidades com um fuso diferente deverão se adequar à previsão do TSE.