Pesquisa divulgada pela Quaest nesta quarta-feira (23/10) mostra Fuad Noman (PSD) com 46% das intenções de voto contra 40% de Bruno Engler (PL). O resultado indica que o atual prefeito, apesar de à frente, está tecnicamente empatado com o deputado estadual já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Ainda de acordo com o levantamento, 9% dos respondentes manifestaram escolha pelo voto branco ou nulo e 5% seguem indecisos. A pesquisa foi realizada entre 20 e 22 de outubro e ouviu 1.002 eleitores da capital mineira. O questionário foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-07435/2024.




 

Em comparação com a pesquisa divulgada em 16 de outubro, Engler encurtou a vantagem do atual prefeito. Fuad manteve os 46%, mas Engler saiu de 37% para 40%.

 

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas os nomes dos concorrentes para os entrevistados, Fuad Noman aparece com 35% das intenções de voto contra 31% de Engler. Os indecisos somam 32% das respostas e 2% afirmaram que vão votar nulo ou branco.

 



Transferência de votos


Assim como na  primeira pesquisa da Quaest, os eleitores que optaram por candidatos derrotados no primeiro turno foram consultados sobre a transferência do voto na segunda votação. Entre os que escolheram Mauro Tramonte (Republicanos) em 6 de outubro, 46% afirmaram que vão votar em Fuad, uma queda de 6 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior; 31% disseram que escolherão Bruno Engler no próximo domingo (27/10), um aumento de dois pontos percentuais.


Já os eleitores de Gabriel Azevedo (MDB), quarto colocado no primeiro turno, escolherão Fuad em 66% dos casos e Engler em 30% deles. Na pesquisa Quaest de 16 de setembro, o prefeito tinha 63% dos eleitores do vereador e o deputado estadual, 29%.


Os eleitores da deputada federal Duda Salabert (PDT) migram em 88% para Fuad Noman e em apenas 7% para Bruno Engler.

 


Decisão de voto


Após decidir entre Fuad e Bruno Engler, os eleitores que responderam ao questionário da Quaest foram perguntados sobre sua certeza na decisão. De uma forma geral, 78% dos belo-horizontinos dizem já ter tomado uma decisão definitiva; 21% dizem que ainda podem mudar o voto; e 1% afirmaram não saber responder.


Especificamente entre os eleitores de Fuad Noman, 82% dos respondentes afirmaram estar decididos da escolha eleitoral, um aumento em relação aos 77% convictos no levantamento publicado na semana passada. Entre os eleitores potenciais de Fuad, 17% afirmaram que podem mudar de escolha, uma queda em relação aos 23% anteriores.


Já entre os eleitores de Engler, a certeza foi menor. Se disseram certos de sua decisão 79% dos que afirmaram o voto no deputado estadual, um aumento de um ponto percentual em relação à última pesquisa. Entre os reticentes, houve uma queda de um ponto percentual, com 21% respondendo que ainda podem mudar de opção até 27 de outubro.

 



Próximas pesquisas


Na reta final do segundo turno, a Quaest ainda divulgará mais uma pesquisa de intenção de voto. O próximo levantamento feito pelo instituto será publicado na véspera da votação, no sábado (26/10).


Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

O Datafolha divulgará mais duas pesquisas até o dia decisivo para Belo Horizonte, a primeira nesta quinta-feira (24/10) e a outra no sábado que antecede a votação.


Os levantamentos devem registrar os movimentos do eleitorado na reta final da campanha, marcada por uma subida no tom por parte de Bruno Engler em seus ataques a Fuad. As pesquisas também devem espelhar o impacto dos dois únicos debates com presença de ambos os candidatos, marcadas para esta quinta-feira (24/10) na Rádio Itatiaia e, na sexta-feira (25/10), na Rede Globo.


 

compartilhe