
Vitória de Kamala seria 'mais seguro para a democracia', diz Lula
O presidente brasileiro criticou ainda os ataques de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio, ao fim do mandato de Trump, durante entrevista a canal francês
Mais lidas
compartilhe
Siga noO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (1º/11) esperar que a democrata Kamala Harris vença a eleição à Presidência dos Estados Unidos contra o ex-presidente republicano Donald Trump. Para o petista, a vitória de Kamala seria um resultado “mais seguro” para o fortalecimento da democracia.
Ele criticou ainda os ataques de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio nos Estados Unidos, ao fim do mandato de Trump. Seis pessoas morreram no episódio, quando uma multidão tentou invadir a sede do Legislativo norte-americano incentivada pelo bilionário.
“Eu acho que a Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia. É muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final de seu mandato fazendo aquele ataque ao Capitólio, uma coisa que era impensável acontecer nos Estados Unidos”, declarou Lula em entrevista ao canal francês TF1.
01/11/2024 - 15:39 Prefeito 'perde' eleição e aulas são suspensas em cidade com menor IDH do Brasil 01/11/2024 - 17:00 Itamaraty critica publicação da polícia venezuelana com ameaça a Lula 01/11/2024 - 19:06 Sem incluir Bolsonaro, ministro de Lula defende anistia pelo 8 de janeiro
“Porque os Estados Unidos se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia, e esse modelo ruiu. Nós agora temos o ódio destilado todo santo dia”, acrescentou ainda, citando que as fake news e o discurso de ódio viraram um problema em todos os países.
Reta final
As eleições presidenciais nos Estados Unidos ocorrem na próxima terça-feira (5). Até o momento, Kamala e Trump estão empatados, e o resultado depende de sete dos chamados “estados-pêndulo”, que podem dar a vitória para qualquer um dos dois.
- Estado de Minas lança podcast sobre bastidores da política mineira
- Alunos descrevem como é o ministro Alexandre de Moraes como professor
- Câmara dos Deputados: maior parte da bancada mineira deve apoiar Hugo Motta
“Como eu sou amante da democracia — acho que a democracia é a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar os nossos países —, eu obviamente estou torcendo para a Kamala Harris ganhar as eleições”, destacou o presidente.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia