O morte do pai de Rodrigo Pacheco, Helio Cota Pacheco, foi comunicada nesta sexta-feira (8/11) -  (crédito:  Edilson Rodrigues/Agência Senad)

O morte do pai de Rodrigo Pacheco, Helio Cota Pacheco, foi comunicada nesta sexta-feira (8/11)

crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senad

Helio Cota Pacheco, pai do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), faleceu esta madrugada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O empresário tinha 81 anos. Por isso, o presidente do Congresso não participou do último dia da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 na manhã desta sexta-feira (8/11).

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comunicou aos parlamentares internacionais presentes sobre a ausência de Pacheco por “motivos pessoais”, sem dar maiores detalhes. Nesta sexta, o P20 teve seu terceiro e último dia de programação. A cerimônia de encerramento foi conduzida pelo alagoano, que encerrou as atividades parlamentares por volta das 12h.

A informação sobre a morte de Helio Cota Pacheco foi confirmada pela assessoria da presidência do Senado. A razão do falecimento do pai de Pacheco não foi divulgada. Rodrigo Pacheco nasceu em Porto Velho, Rondônia, em 1976. Pouco depois, foi levado pelos pais Helio e Marta Maria Soares Pacheco, para a cidade de Passos, em Minas Gerais, onde passou a infância e parte da adolescência.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular 

 

O governador Romeu Zema (Novo) e o governador em exercício Mateus Simões (Novo) emitiram nota de pesar pela passagem do pai do senador. "O governador Romeu Zema e o governador em exercício Professor Mateus prestam seus respeitosos sentimentos ao presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco, pela perda de seu pai, o senhor Helio Cota Pacheco, falecido aos 81 anos, nesta sexta-feira (8/11). O Governo de Minas, na figura do governador e do governador em exercício, também se solidariza com toda a família e os amigos do senador, neste momento de luto".