O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-MG), divulgou nesta terça-feira (5/11) o resultado da licitação para a retomada das obras da ponte sobre o Rio São Francisco, na cidade homônima, no Norte de Minas. A concorrência foi vencida por um consórcio, que tem a participação de empresas argentinas.
A obra, aguardada há de 70 anos, foi iniciada em 2022, mas parou em maio de 2023, com apenas 20% de conclusão, tendo os serviços interrompidos pela empresa responsável pela execução.
A concorrência das obras da ponte teve como vencedor o consórcio PRSF, formado pelas empresas SA Paulista de Construções e Comércio, Azevedo e Travassos Infraestrutura Ltda. (ambas de São Paulo) e Benito Rogo e Hijos Sociedad Anonima (Argentina).
Conforme o Governo de Minas, o consórcio apresentou a oferta de R$ 158,5 milhões, equivalente a 91,17% do valor inicial, orçado em R$ 173.844.790,50, em regime de empreitada por preço unitário.
A obra a ser construída sobre o Rio São Francisco será uma das maiores pontes de Minas Gerais, com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura. A construção da travessia sobre o Velho Chico é reivindicada desde 1950, época em que Juscelino Kubitschek, ainda candidato ao governo de Minas, tinha como mote de campanha “Energia e Transporte”.
A edificação está incluída no Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década e tem os recursos garantidos. A verba é oriunda do acordo firmado entre o governo de Minas e a mineradora Vale, para reparar perdas e danos decorrentes do desastre com o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, ocorrido em Brumadinho, em janeiro de 2019.
- Fuad vai a Brasília para discutir o Anel e Aeroporto Carlos Prates
- Valdecy Urquiza é o primeiro brasileiro a comandar a Interpol
- Bia Kicis acompanha eleição nos EUA: 'Trabalhando para combater a esquerda'
Ao todo, seis empresas concorreram ao certame, apresentando documentação em sessão pelo sistema online. Posteriormente a essa fase, é aguardado o período de recursos para que a empresa vencedora seja oficializada e a ordem de serviço possa ser emitida.
Ainda não foi marcada a data para o reinício da construção da ponte. "Conforme determina a legislação, é necessário aguardar o período de recursos para que a empresa vencedora seja oficializada e a ordem de serviço possa ser emitida”, explica o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
De acordo com o edital, o prazo de execução dos trabalhos é inicialmente previsto em 720 dias consecutivos, contado da data estabelecida na ordem de início.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Enquanto a construção da ponte não é efetivada, continua o transtorno da travessia do Velho Chico por meio de balsas e barcos, nos deslocamentos entre a cidade de São Francisco e os municípios de Pintópolis e Urucuia, interligados pela MG-402. Está sendo pavimentado o trecho da estrada entre Pintópolis e Urucuia.