O prefeito Fuad Noman (PSD) comentou sobre sua agenda de compromissos em Brasília nesta quinta-feira (7/11).  A declaração foi dada depois de reunião com vereadores eleitos para próxima legislatura na Prefeitura de BH. O chefe do Executivo terá encontros com os ministros dos Transportes, Renan Filho, da Saúde, Nísia Trindade, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

 

Questionado sobre a possibilidade de se reunir com o presidente Lula (PT), Fuad, que preferiu evitar o apoio público do presidente durante sua campanha de reeleição, expressou otimismo. "Sempre que vamos a Roma, queremos ver o Papa. Então, claro que há expectativa, mas sabemos como é a agenda do presidente. Se ele tiver disponibilidade, será um prazer", afirmou.

 

 

O prefeito também detalhou os principais pontos que pretende abordar nas reuniões com os ministros. "Vou conversar com o Renan Filho, dos Transportes, para ver se consigo trazer o projeto do Anel [Rodoviário] para Belo Horizonte. Com a ministra da Saúde, discutirei recursos pendentes para a saúde pública. E com a ministra da Gestão, tentarei resolver definitivamente a situação do Aeroporto Carlos Prates. O objetivo é sair dessas reuniões com soluções concretas para os problemas que ainda estão pendentes e, quem sabe, trazer esses acordos 'debaixo do braço' de volta para casa."

 

Estado de Minas entrou em contato com a prefeitura para entender a logística da viagem, a primeira desde a reeleição de Fuad. Segundo a administração municipal, o prefeito está focado em temas de “infraestrutura e mobilidade”.

 

 

Fuad se reunirá com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dueck, para discutir o destino do Aeroporto Carlos Prates, hoje desativado e aguardando os trâmites finais para cessão definitiva ao município. A PBH já desenvolveu um projeto de revitalização da área, que prevê um novo bairro com parque, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), escola municipal de educação infantil e 4, 5 mil moradias populares.


O plano ainda inclui um Centro de Saúde, que funcionará 12 horas por dia, em uma Parceria Público-Privada (PPP). Com 17 consultórios, incluindo um odontológico, a unidade atenderá a população local. A UPA, por sua vez, operará 24 horas por dia, com estrutura para casos de média e alta complexidade.

 

A área destinada às novas escolas de ensino infantil e fundamental ocupa cerca de 12 mil metros quadrados. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) será construída em regime de PPP e atenderá até 223 crianças em período integral, ou 440 em tempo parcial.

 

O projeto também prevê o Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira, com 95,6 mil metros quadrados (17% da área total do antigo aeroporto). A área foi cedida pelo governo federal em cerimônia realizada em Belo Horizonte, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As obras de revitalização, iniciadas em março, incluem quadras e um campo de futebol, com entrega prevista para julho.

 

 


 

Na reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a pauta será o Anel Rodoviário. A Prefeitura planeja pelo menos oito intervenções na via, que já têm recursos liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A proposta de municipalização do Anel – hoje sob responsabilidade federal – é central para a realização das obras, que incluem o alargamento dos oito viadutos da estrada. Dois desses projetos já possuem orçamento de R$ 60 milhões aprovado, e outros dois estão em fase avançada de projeto.

 

Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Para viabilizar as obras, no entanto, Fuad precisa que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) transfira a administração do Anel à Prefeitura de Belo Horizonte ou autorize as intervenções.

 

O Anel Rodoviário conecta a BR-381 à BR-040 e foi concebido como via expressa para desviar o tráfego pesado do centro de Belo Horizonte. Hoje, ele atravessa a área urbana da cidade e é considerado um dos pontos críticos de segurança viária, com registro médio de um óbito a cada oito dias em 2024.

 

A promessa de resolver os problemas do Anel foi um dos principais compromissos da campanha de Fuad Noman. 

 

Não foi divulgado o que prefeito vai discutir com Nísia Trindade. A programação completa da viagem a Brasília ainda não foi divulgada pela assessoria do prefeito.

compartilhe