Em reunião com mais de 100 prefeitos de cidades integrantes dos países membros do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que tem como prioridade ampliar o financiamento internacional aos municípios e alterar o sistema de governança do grupo, trazendo protagonismo multilateral aos municípios. O encontro, chamado de Urban20, acontece no Rio de Janeiro, neste domingo (17/11). 

 




"As cidades não podem custear sozinhas a transformação urbana. Elas não podem ser negligenciadas nos novos mecanismos de financiamento da transição climática. Infelizmente, os governos esbarram em uma enorme lacuna de financiamento no Sul Global", disse o chefe do Executivo. 

 

 

O petista ainda ressaltou o papel “crucial” do planejamento urbano na transição ecológica e no enfrentamento às mudanças climáticas. "Esses mesmos centros urbanos estão desproporcionalmente expostos às consequências das mudanças climáticas, à subida do nível dos oceanos, às ondas de calor, à insegurança hídrica, às enchentes avassaladoras como as que vimos recentemente no sul do Brasil, na Colômbia e na Espanha", afirmou.

 

 

Além da comunidade internacional, Lula cumprimentou a prefeita de Contagem, na Grande BH, Marília Campos (PT), e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que cobrou o grupo por investimentos internacionais nas cidades. 

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


O presidente ainda pediu que os prefeitos aproveitassem a capital fluminense e não fossem embora com “a imagem de um tempo nublado” na Cidade Maravilhosa. “Deve fazer sol nos próximos dias. Os presidentes estarão trancados em uma sala, mas vocês não”, disse. 

compartilhe