A canção 'Apesar de você', de autoria de Chico Buarque, foi usada pela deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) em uma postagem recente nas redes sociais para, aparentemente, defender Jair Bolsonaro. A congressista não citou nomes, limitando-se a escrever alguns versos da letra, mas vale lembrar que, na semana passada, o ex-presidente foi indiciado pela Polícia Federal por golpe de estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Além do indiciamento recente, postagens anteriores de Zanatta mencionavam diretamente o ex-presidente e também o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal federal (STF), o que corrobora para o entendimento de que a música de Chico Buarque dizia respeito ao indiciamento de Bolsonaro.
O "detalhe" é que 'Apesar de você' foi composta em 1970, durante o período mais duro da ditadura militar, e fazia uma crítica velada ao regime.
- Exército não quer abolir homenagem a dia do golpe em quartel de MG
- Bolsonaristas criticam militares nas postagens do Exército
- Exército afasta Mauro Cid e confirma decisão de Moraes
O próprio Chico Buarque, cabe destacar, assume uma posição política à esquerda: o músico e compositor passou 14 meses autoexilado na Itália, entre 1969 e 1970 e, frequentemente, é alvo de ataques por parte de representantes da direita. Além disso, o artista é apoiador de longa data do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os próprios usuários das redes sociais perceberam a contradição e fizeram duras críticas à deputada. "A democracia brasileira não é sólida; ela tem sorte, vocês são absurdamente burros", disse um deles.
"Citando um comunista? Kkkk, mas é muita burrice", comentou outro. Diante da repercussão negativa, Zanatta apagou a postagem.