CONGRESSO

Cleitinho quer CPMI para investigar emendas parlamentares

Senador disse que lobistas atuam no Congresso para ganhar 'dinheiro fácil' com emendas e defende investigação de quem faz mau uso desses recursos

Publicidade

O senador Cleitinho (Republicanos) defendeu nesta terça-feira (17/12), em discurso no plenário da Senado, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPMI) para apurar o desvio de recursos de emendas parlamentares. 

“Em vez de ficar fazendo CPI das Bets, de manipulação de bets, vamos fazer uma CPI de nós mesmos, uma CPMI das emendas”, disse o parlamentar. 


O senador defendeu uma investigação motivado por uma megaoperação da Polícia Federal que descobriu uma quadrilha formada por empresários e servidores públicos que atuavam em todo país. Eles usavam emendas parlamentares para fraudar licitações e superfaturar obras públicas. A CPI das Bets citada pelo senador apura fraude e manipulação de resultados por plataformas online de jogos de azar. 


O senador também criticou as chamadas "emendas pix", quando o recurso é enviado diretamente pelos deputados e senadores para a conta das prefeituras, sem destinação específica, podendo ser gasto pelo município da maneira que achar melhor. Cleitinho defendeu maior transparência na destinação e execução de verbas indicadas pelos parlamentares para suas bases.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Cleitinho disse que não votou a favor da indicação de Flávio Dino para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mas afirmou que ele está correto em agir para garantir transparência na distribuição e aplicação das emendas. “O Flávio Dino está correto. O princípio da administração pública é a transparência”. De acordo com o senador, a CPMI é necessária para apurar inclusive os lobistas que ficam pelos corredores do Congresso Nacional ganhando “dinheiro fácil em cima de emendas parlamentares”. 

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay