Ex-prefeito tem melhora e será transferido para Brasília nesta sexta-feira
Humberto Souto, que também é ex-presidente do TCU, sofreu AVC a nove dias do fim do seu segundo mandato em Montes Claros
compartilhe
Siga noO ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (sem partido), de 90 anos, internado na Santa Casa da cidade desde 22 de dezembro, quando sofreu um acidente vascular cerebral (ACV), a nove dias de concluir o seu segundo mandato à frente da prefeitura, será transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na tarde desta sexta-feira (10/1). O político apresenta um quadro de melhora, respirando sem a ajuda de aparelho.
- Ipsemg: Zema sanciona lei que aumenta contribuição de servidores
- Lula convoca reunião sobre Meta e classifica mudanças como 'grave'
- Lula sugere incluir 'mentiras' de Bolsonaro em galeria de fotos do Planalto
“Ele se encontra consciente, fora do respirador. Ou seja, respirando espontaneamente há três dias, sem sinais de infecção, com sinais vitais todos preservados”, informou em entrevista na manhã desta quinta-feira (9/1), o médico intensivista Silvio Leonardo Soares Silveira, da equipe que cuida do paciente na Santa Casa de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.
Conforme divulgou o Estado de Minas, a transferência do ex-prefeito para Brasilia deveria ser feita nesta quinta-feira. Na entrevista, o médico Silvio Leonardo disse que a transferência estava na dependência de abertura de vaga no hospital na capital federal.
Por outro lado, a reportagem apurou que o deslocamento do politico foi programada para a tarde desta sexta-feira, por transporte aéreo médico. A transferência foi decidida pela família do ex-prefeito, visando a reabilitação neurológica do paciente. Foi considerado também que Brasília tem hospital com especialidade para esse tipo de tratamento de vitimas de AVC. Além disso, três filhos de Souto moram em Brasília.
EVOLUÇÃO
Com mais de 60 anos de vida pública, Humberto Souto exerceu sete mandatos de deputado federal e foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele elegeu o seu sucessor na prefeitura, Guilherme Guimarães (União Brasil).
Por causa do estado de saúde do ex-gestor municipal, a tradicional festa popular de réveillon de Montes Claros, que seria realizada na Lagoa do Interlagos, na noite de 31 de dezembro, foi cancelada. Na transmissão de cargo para Guilherme Guimarães, em 1º de janeiro, Humberto Souto foi representado pelo presidente da Câmara Municipal, Junior Martins (PP).
O médico Silvio Leonardo Silveira disse que após 18 dias de internação por causa do AVC, Humberto Souto apresenta uma evolução do quadro, manifestando estar consciente. “Ele abre os olhos e movimenta bem do lado direito. Obedece todos os comandos que são feitos, movimentando o lado direito”, detalhou.
Silvio Silveira salientou que a transferência para o hospital em Brasília visa o tratamento com a intensificação da fisioterapia voltada para a reabilitação neurológica do paciente em um hospital com especialidade na área.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Por sua vez o médico cardiologista hemodinamicista Daniel Silva Ramos, que também integra a equipe da Santa Casa de Montes Claros, afirmou que a remoção do ex-prefeito para Brasília será feita em um avião de um plano de saúde, dotado de todos os equipamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo respirador e desfibrilador. A aeronave especial também dispõem de todos os medicamentos a serem usados diante de alguma intercorrência no ar.