![Pacheco sobre deportados: ‘Respeito à dignidade humana é sagrado’’](https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/01/13/f-44678053.jpeg)
Lula chama Mauro Vieira para discutir deportação de brasileiros pelos EUA
Encontro ocorre nesta segunda (27/1), no Palácio do Planalto, e foi convocado após caso de maus-tratos de imigrantes brasileiros e de clima de tensão entre Trump e América Latina
Mais lidas
compartilhe
Siga noO presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (27/1) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir o caso de maus-tratos a brasileiros deportados pelos Estados Unidos, ocorrido no fim de semana.
O encontro é o primeiro compromisso do petista na semana, e ocorre no Palácio do Planalto. Na ocasião, Lula deve debater qual será o posicionamento do Brasil tanto sobre o voo com 88 repatriados, quanto sobre o endurecimento da política externa dos EUA voltada à América Latina.
O Brasil participará na próxima quinta-feira (30) de reunião de emergência da Cúpula dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para discutir o tema, convocada pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
-
26/01/2025 - 16:58 Pacheco sobre deportados: ‘Respeito à dignidade humana é sagrado’’ -
27/01/2025 - 04:00 Dívida de Minas cresceu mais de 51% desde 2020 -
26/01/2025 - 17:49 'Precisamos regular as redes, estamos atrasados', diz Gilmar Mendes
Petro se recusou a receber colombianos deportados em aviões militares dos Estados Unidos após o caso de maus tratos denunciado pelo Brasil, o que levou o presidente Donald Trump a anunciar sanções contra o país, que foram parcialmente revogadas após Petro voltar atrás.
Relatos de agressões
Na noite de sexta-feira, um voo com 88 brasileiros deportados pousou em Manaus. Algemados e acorrentados pelos pés, os imigrantes denunciaram agressões físicas por parte dos agentes norte-americanos e condições precárias na aeronave.
- Fuad está curado da pneumonia, mas segue sem previsão de alta da UTI
- Documento vazado: primeira delação de Cid citou 9 dos 40 indiciados pela PF
- Carlos Bolsonaro chama Marçal de ‘Farçal’: ‘Mente dissimuladamente’
O governo brasileiro impediu o voo de continuar para Belo Horizonte, que seria seu destino final, e forneceu atendimento médico e acomodações para os repatriados em Manaus. No domingo (26), o Itamaraty soltou uma nota classificando o tratamento dado aos brasileiros como “inaceitável”, e disse que irá investigar o caso.