![STF suspende decreto de Zema que flexibilizava consulta a povos indígenas](https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/01/28/decreto_zema_indigenas-45474665.jpeg)
Zema: 'Problema não é deportar, estar acorrentado, é não dar condições'
Governador de Minas Gerais afirmou que brasileiros deixam o país por falta de saúde, educação e segurança
Mais lidas
compartilhe
Siga noO governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta terça-feira (28/1) que o problema não é deportar brasileiros e nem a forma como eles são deportados, mas sim a falta de condições do Brasil em dar condições para as pessoas.
"O problema não é deportar brasileiro, estar acorrentado ou não. O problema é o Brasil não dar condições de alguém ficar aqui com esperança", afirmou em entrevista ao programa Cláudio Dantas.
-
28/01/2025 - 16:54 STF suspende decreto de Zema que flexibilizava consulta a povos indígenas -
28/01/2025 - 17:45 'Reajuste dos combustíveis tem impacto negativo', diz Minaspetro -
28/01/2025 - 19:04 Vereador de BH aciona MP para investigar servidora de universidade gaúcha
O governador criticou os governos dos Partido dos Trabalhadores e afirmou que eles são responsáveis pela imigração de diversos brasileiros para o exterior, principalmente para os Estados Unidos.
- Zema começa 2025 com segundo maior salário entre governadores
- Zema intensifica críticas a Lula durante visita ao Sul de Minas
- Zema rebate críticas de Lula e diz que evento da BR-381 é 'burocrático'
"O que nós temos visto nos últimos 20, 25 anos, é uma debandada de brasileiros para fora, inclusive porque o governo PT que hoje administra o país, já teve 20 anos de oportunidade para fazer diferença, mas me parece que pouco fez", afirmou.
No período mencionado pelo governador, além de 10 anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos seis anos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que foi alvo de um impeachment, o Brasil foi governado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).
Por fim, Zema elencou alguns problemas que, segundo ele, fazem com que os brasileiros deixem o Brasil.
"A população não tem uma escola que funcione, não tem um sistema de saúde que dê um atendimento adequado, não tem uma segurança que dê esta estabilidade na vida, 40 mil mortes por ano e as pessoas acabam vendo, infelizmente, que a oportunidade está lá fora e não aqui", afirmou.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Curiosamente, a questão da segurança pública, citada pelo governador, é de responsabilidade dos estados, assim como parte da educação.