Internado na Santa Casa de Montes Claros desde 22 de dezembro, o ex-prefeito da cidade Humberto Souto (sem partido), de 90 anos, será transferido para o Hospital Sírio-Libanês em Brasília (DF). Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

A transferência foi confirmada nesta sexta-feira (3/1) pelo médico neurocirurgião Marcílio Monteiro, que cuida de Souto. O médico esclareceu que o ex-prefeito segue em recuperação e que a transferência foi decidida pela família. Foi levado em conta que a Capital Federal conta com hospital especializado no tratamento de vítimas de AVC. Além disso, três filhos de Souto moram em Brasília.

 



 

A transferência ainda depende de vaga no hospital de Brasília e de acerto entre as equipes médicas que cuidam do paciente. Quando estiver tudo acertado, Souto será transferido por transporte aeromédico.

 

 

Com mais de 60 anos de vida pública, Humberto Souto exerceu sete mandatos de deputado federal e foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Na noite de 22 dezembro, ele sofreu um AVC a nove dias do encerramento do seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Montes Claros, onde elegeu o seu sucessor, Guilherme Guimarães (Uniao Brasil).

 

Por causa do estado de saúde do ex-gestor, a tradicional festa popular de Réveillon de Montes Claros, que seria realizada na Lagoa do Interlagos, foi cancelada. Na transmissão de cargo para Guilherme Guimarães, nessa quarta-feira (1/1), Humberto Souto foi representante pelo presidente da Câmara Municipal da cidade, Junior Martins (PP).

 

 

Nesta sexta-feira, o médico Marcílio Monteiro afirmou que o ex-prefeito teve uma “melhora significativa”. “Ele já vinha nesse processo de melhora. Mas, hoje, nós consideramos que ele mudou de fase (do tratamento) do AVC. Ele está entrando em uma (nova) fase em que nos preocupamos mais com a reabilitação”, assegurou o neurologista.

 

O especialista salientou que o político esta recebendo “toda assistência necessária” desde que foi internado, antes do Natal. “A Santa Casa de Montes Claros é um hospital que é capacitado e habilitado para atender pacientes com AVC”, pontuou o médico, ressaltando que a transferência atende a um pedido da família do paciente.

 

Monteiro esclareceu que após sofrer o AVC, Humberto Souto recebeu tratamento emergencial fase aguda da doença, passando por procedimento cirúrgico, “para melhorar o fluxo de sangue no cérebro”. “Isso foi realizado na fase de emergência. Aí, ele permaneceu alguns dias na fase hiperaguda, nos primeiro dias (após o AVC), sob sedação para que o cérebro pudesse ter condição de melhor recuperação”, explicou o especialista.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


O neurocirurgião informou que, nesta semana, Humberto Souto recebeu um procedimento de traqueostomia, que visa facilitar a respiração e a reabilitação. “Ele tem movimentos ativos e objetivos no lado direito do corpo. Ele atende ao comando, ele interage, ele manifesta emoções. Então, consideramos que ele está em processo contínuo de melhora”, concluiu Marcílio Monteiro.

 

compartilhe