O governador Romeu Zema (Novo) criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por enviar um representante à posse do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Para o governador mineiro, é "inaceitável" que o governo federal apoie um "presidente acusado de fraude eleitoral e repressão à oposição". 

Até o momento, o governo Lula não reconheceu a vitória do venezuelano, posição que se mantém desde o anúncio do resultado. No ano passado, Lula chegou a afirmar que Maduro "deve uma explicação para a sociedade" a respeito da eleição.



"É inaceitável o governo federal apoiar um presidente acusado de fraude eleitoral e repressão à oposição. O envio de representante do Brasil à posse de Maduro, na Venezuela, ignora a vontade popular, direitos humanos e a democracia. Sempre defenderei a Democracia e a Liberdade", criticou Zema em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (10/1).

O país será representado pela embaixadora do Brasil em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira. À CNN, o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim, disse que o Brasil “cumpre o ritual diplomático de relação entre Estados” ao enviar a embaixadora.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

A posse do presidente Venezuela será realizada nesta sexta-feira (10/1). Há 12 anos no poder, Maduro toma posse pela terceira vez.

compartilhe