TRABALHO

Movimento pelo fim da escala 6x1 ocupa shopping em BH

Manifestantes se reuniram na Praça Sete e seguiram para centro de compras próximo carregando faixas e cartazes contrários à escala de trabalho 6x1

Publicidade

O Movimento Trabalho e Dignidade realizou na manhã deste domingo (16/2) um ato na região central de Belo Horizonte pelo fim da escala 6x1, com cerca de 500 pessoas. O evento iniciou às 9h na Praça Sete e se deslocou para um shopping próximo, encerrando às 12h. 

"A importância dessa pauta é que todo mundo tem o direito de viver para além da rotina de trabalho. As pessoas que folgam apenas um dia na semana precisam manejar seu lazer, afazeres domésticos, cuidar da saúde e descansar em apenas 24 horas, já que em todos os outros dias sua vida se trata de pagar caro em um transporte público de má qualidade, enfrentar horas de trânsito e trabalhar em uma jornada exaustiva", afirmaram os organizadores do evento.

Desde o ano passado o tema tem ganhado relevância entre a população, repercutindo nas redes sociais. O ex-balconista e atual vereador do Rio de Janeiro Rick Azevedo (Psol) iniciou o movimento "Vida Além do Trabalho" que busca alterar a escala de trabalho.

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) chegou a apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para uma jornada de trabalho de até oito horas diárias e 26h semanais, com quatro dias por semana e três de descanso. Um texto similar foi proposto pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) classificou a medida de "populista" e que o projeto irá destruir o sustento do pobre e que a medida não se sustenta.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay