
ANTT responde vídeo de Cleitinho que sugere desviar de pedágio na BR-040
Agência Nacional de Transportes Terrestres lembrou que burlar pedágio é uma infração de trânsito grave
Mais lidas
compartilhe
Siga noA Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) respondeu ao vídeo do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), que na sexta-feira (14/2) sugeriu abrir uma estrada para evadir de um pedágio na BR-040, em Paracatu, no Noroeste de Minas. A entidade reguladora lembrou que a evasão de pedágio é considerada uma infração de trânsito grave.
Em nota enviada ao Estado de Minas, a ANTT destacou que tem realizado fiscalizações em conjunto com as concessionárias para evitar a prática. “Barreiras físicas, fiscalização por câmeras e até ações judiciais contra desvios irregulares são algumas das medidas adotadas”, descreveu.
-
17/02/2025 - 18:09 Fuad Noman: médicos renovam atestado do prefeito de BH -
17/02/2025 - 16:12 Lula critica alta do combustível: 'Povo é assaltado pelo intermediário' -
17/02/2025 - 14:32 Damião centraliza comunicação e avança com reforma na PBH
“A ANTT destaca que a prática de evasão de pedágio é considerada infração de trânsito grave, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB, art. 209), sujeita a multa e perda de pontos na CNH, podendo ainda ocorrer penalidades adicionais. Cabe enfatizar que as rotas de fuga de pedágio resultam em danos ao contrato de concessão e podem gerar questionamentos administrativos e judiciais”, completou.
- Supersalários: 9 em cada 10 juízes ganham mais que ministros do STF
- Janones: ‘Musk compartilha mentiras para inflamar gado de Bolsonaro’
No vídeo, Cleitinho aparece ao lado do prefeito de Paracatu, Igor Santos (União Brasil), em cima de um trator em uma estrada privada no município. O parlamentar afirmou que entrou com uma ação judicial para interromper a cobrança do pedágio, mas ainda disse que caso não haja uma decisão favorável, irá criar um desvio.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“Vocês (governo e concessionárias) querem sacanear o povo, então vocês vão ver sacanear vocês também. Nós estamos fazendo um desvio particular aqui, ali (BR-040) é do governo, aqui é particular. A partir do dia 10 de março vai ter desvio, pode passar por aqui que ninguém vai pagar pedágio. Isso aqui é particular, não é do governo estadual e nem do governo federal”, disse o senador.