"ROMPANTES" 

Lula sobre Trump: ‘quer ser imperador do mundo’

Em entrevista na Rádio Tupi FM, presidente disse que Donald Trump faz ameaças todos os dias

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teceu críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), em entrevista exclusiva na Rádio Tupi FM, dos Diários Associados, nesta quinta-feira (20/2). Lula afirmou que ainda não teve contato com Trump desde a posse em 20 de janeiro, mas que tem acompanhado os “rompantes” do político norte-americano. “Ele quer tomar a Groenlândia, mudou o nome do Golfo do México, ele foi eleito presidente dos EUA e não presidente do mundo”, disse.

Segundo o presidente brasileiro, Trump “faz ameaças todo santo dia”. “Nós temos uma relação comercial equilibrada, não dependemos dos EUA como era há 20 anos. Então, se ele impor taxas ao Brasil, haverá reciprocidade. Mas isso vai causar uma inflação muito grande em todo o mundo. Está tentando virar o imperador do mundo”, afirmou Lula.

Ainda na entrevista à Tupi, Lula afirmou que a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “muito grave”: “Se for provado, só tem uma solução: ele ser preso.” Ele também chamou Bolsonaro de mentiroso e o criticou por estimular um golpe de estado.

“Estava tentando tomar conta do país como se fosse propriedade privada. Ele pede anistia sem ser julgado, quando ele faz isso, se mostra culpado. Ele tem direito de falar que é mentira, mas ele é um mentiroso, mentia 11 vezes ao dia quando era presidente, fez um cercadinho no Palácio da Alvorada para mentir”, afirmou Lula se referindo à sala do chamado Gabinete do Ódio.

Lula mencionou os presos dos atos golpistas de 8 de janeiro. “Eles precisam de advogados, serem julgados, juntar provas. Não existe isso de pedir anistia sem ser julgado. Se forem condenados, terão uma boa cela com acesso aos direitos humanos”, disse.

Ano de colheita

Na entrevista, o presidente afirmou que 2025 será um “ano extraordinário”: “Vamos colher muita coisa e, em 2026, vou entregar muito mais que prometi. Me cobrem.” Ele revelou que vai anunciar três medidas importantes para a política de crédito e que vai viajar pelo Brasil com mais frequência para divulgar suas realizações. “Vamos derrotar a mentira do ex-presidente da República e sua turma.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Falando da área externa do Palácio da Alvorada, o presidente Lula também garantiu que o preço da carne vai cair e “o povo vai voltar a comer a sua picanhazinha”. Reconheceu que o ovo - “Tá caro mesmo, é um absurdo” - e o café estão caros. Questionado se a primeira-dama Janja Lula da Silva interferia em suas decisões, o presidente respondeu: “Cuida de mim de uma forma muito especial.”

Tópicos relacionados:

donald-trump eua lula

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay