Janones sobre Nikolas: 'o próximo a chutar a bunda do Bolsonaro'
Para o deputado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou 'uma figura absolutamente irrelevante' no cenário político brasileiro
Mais lidas
compartilhe
Siga noO deputado federal André Janones (Avante) publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou “uma figura absolutamente irrelevante” no cenário político brasileiro. Para Janones, o deputado Nikolas Ferreira (PL) será o “próximo a chutar a bunda” do ex-mandatário.
“Não confundam bolsonarismo com Bolsonaro. O Bolsonaro já foi chutado, descartado. Ele se tornou uma figura absolutamente dispensável para a extrema-direita. E eu consegui transformar essa percepção em uma certeza com o desempenho do Pablo Marçal nas urnas em 2024. Ele dava uma batidinha e tirava o pé. E a cada vez, batia mais forte”, declarou. “O Nikolas Ferreira tem feito exatamente o mesmo movimento. Também já sacou que Bolsonaro é dispensável, é o próximo que vai chutar a bunda do Bolsonaro. Bolsonaro é uma figura atrapalhada”, completou.
Leia Mais
A rivalidade entre Janones e Nikolas não é novidade. Ambos mineiros, os dois já protagonizaram diversos embates no Congresso Nacional. Em um dos episódios mais tensos, chegaram a se desafiar para uma briga fora das dependências da Câmara. A confusão se estendeu pelos corredores e precisou da intervenção da Polícia Legislativa. Janones, inclusive, teve de deixar o plenário escoltado. Além do confronto físico, os parlamentares trocaram insultos durante toda a reunião do Conselho de Ética.
Desde as eleições de 2022, os deputados travam uma disputa política acirrada. Naquele ano, Nikolas Ferreira foi o deputado federal mais votado do Brasil e da história de Minas Gerais, com 1.492.047 votos, enquanto Janones recebeu 238.967.
Em março de 2023, Janones admitiu ter sido o parlamentar que usou o microfone da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para chamar Nikolas de "chupetinha". A ofensa ocorreu durante um tumulto na sessão que ouvia o então ministro da Justiça, Flávio Dino. Nikolas tentava falar, mas era constantemente interrompido por outros parlamentares.
A fala chegou a ser atribuída erroneamente ao deputado Rui Falcão (PT-SP) nas notas taquigráficas, já que ele estava com o microfone desligado no momento da ofensa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
No mês seguinte, a Justiça de Minas Gerais determinou, em primeira instância, que Janones pagasse R$ 5 mil a Nikolas por danos morais. A decisão considerou que uma publicação de Janones contra Nikolas na rede social X (antigo Twitter) teve caráter "difamatório", ao divulgar informações falsas sobre o adversário.