O jornalista e escritor Tom Farias lançará no segundo semestre de 2025 uma nova biografia de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), seis anos após publicar “Carolina: uma biografia”, seu primeiro livro sobre a vida de uma das principais escritoras do país.

Além de autora, Carolina Maria de Jesus foi compositora e poetisa, conhecida por obras como “Quarto de despejo — diário de uma favelada”, “Casa de alvenaria” e “Diário de Bitita”, entre outros.

Moradora da Favela do Canindé, na Zona Central de São Paulo, durante grande parte de sua vida, Carolina Maria de Jesus trabalhava como catadora de papéis. Foi com “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, onde relata os desafios de ser mãe, e a rotina de ser moradora de favela e catadora de papel, que obteve reconhecimento na literatura. O livro, lançado em 1960, teve 10 mil exemplares vendidos em apenas uma semana.

Além da nova versão da biografia da escritora, Tom Farias também irá lançar outros dois títulos: o livro de ensaios “Afrofuturismo e racismo” e uma coletânea contendo 50 poemas sobre engajamento e temática negra, “Ancestral”. Ambos também estão previstos para o segundo semestre de 2025.

compartilhe