A cidade brasileira a ser indicada como candidata a sede dos Jogos Panamericanos de 2031 pode acabar sendo definida sem necessidade de votação no Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Isso porque a candidatura de São Paulo já não é 100% certa.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, vai avaliar com o governador do estado, Tarcísio de Freitas, se a capital paulista vai ou não seguir no páreo.
Caso São Paulo mantenha a candidatura, lançada durante o Pan de Santiago, no Chile, em 2023, haverá disputa de votos com a candidatura conjunta apresentada em dezembro por Rio de Janeiro e Niterói. Cada país só pode apresentar uma cidade como candidata a sede aos organizadores dos Jogos, a Panam Sports.
O COB marcou para 29 de janeiro a Assembleia Geral que vai definir qual cidade brasileira será indicada. Participam da votação 33 confederações olímpicas, uma comissão de 19 atletas e os dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI).
São Paulo, que já havia aberto mão de sediar o Pan em 2027, recebeu os Jogos em 1963. O Rio recebeu o evento em 2007. A candidatura Rio-Niterói é capitaneada pelo secretário municipal de Esportes carioca, Guilherme Schleder, e a vice-prefeita de Niterói, a medalhista olímpica Isabel Swan.