Moraes pede opinião da PGR sobre apreender passaporte de Eduardo Bolsonaro

Moraes enviou à PGR duas notícias-crime, movidas pelo PT e deputados petistas, para proibir Eduardo Bolsonaro de sair do Brasil em razão de articulações nos EUA

Publicidade

Chegaram às mãos de Alexandre de Moraes na quinta-feira, 27, duas notícias-crime apresentadas pelo PT e pelos deputados Lindbergh Farias e Rogério Correa para que Eduardo Bolsonaro seja investigado por articulações com políticos americanos para constranger o STF. As ações pedem que Moraes mande Eduardo entregar seu passaporte, para que o filho de Jair Bolsonaro seja impedido de sair do Brasil em suas frequentes idas aos Estados Unidos.

Nessa sexta-feira, 28, o ministro do STF enviou as duas ações para a PGR. O órgão comandado por Paulo Gonet deverá apresentar sua manifestação sobre os pedidos petistas em um prazo de cinco dias.

As petições foram apresentadas a Moraes no âmbito de um inquérito sigiloso do STF que apura atos antidemocráticos. O PT, Lindbergh e Correa atribuem a Eduardo Bolsonaro crimes de obstrução de investigação de organização criminosa, coação no curso do processo e atentado à soberania.

As ações apontam Eduardo como responsável por articular, nos Estados Unidos, retaliações ao Brasil e ao STF, particularmente ao próprio Alexandre de Moraes.

Com maciço apoio trumpista, a Câmara analisa um projeto de lei que impede a entrada no país de “agentes estrangeiros” que tenham violado a liberdade de expressão de cidadãos americanos em solo americano.

Moraes e integrantes do governo Trump, como Elon Musk, braço-direito do presidente americano, entraram em rota de colisão em razão de decisões do ministro sobre bloqueio e retirada de perfis e conteúdos das redes sociais.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay