Número 2 de Nísia, Swedenberger voltará para o Palácio do Planalto

Berger é cotado para assumir o segundo posto na Secretaria de Relações Institucionais

Publicidade

A chegada do ministro Alexandre Padilha ao Ministério da Saúde provocou a troca de alguns nomes do segundo escalão da pasta. Com isso, o secretário executivo durante a gestão de Nísia Trindade, Swedenberger Barbosa, deverá voltar ao Palácio do Planalto. Ele é cotado para se tornar o número 2 de Gleisi Hoffmann na Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

Berger, como é conhecido, é um quadro histórico do PT e, no primeiro governo de Lula, foi o braço direito do então ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT-SP), antes das denúncias do mensalão. Na ausência de Dirceu, ele era responsável por assinar as ações administrativas do ministério publicadas no “Diário Oficial”. Berger saiu do Planalto junto com Dirceu, indo para o Ministério da Previdência. Apesar da proximidade com o antigo chefe, ele nunca teve seu nome diretamente envolvido nas denúncias.

Outras trocas
Adriano Massuda deixará a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) para assumir a secretaria executiva no lugar Berger. A SAES ficará a cargo de Mozart Sales. Também deixará a pasta da Saúde o atual secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Industrial da Saúde (SECTICS), Carlos Gadelha. Para o lugar dele, será nomeado Paulo Pereira. A Secretaria de Atenção Primária à Saúde será gerida por Ana Luiza Caldas, que deixará a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde – AgSUS.

Padilha manteve Ana Estela Haddad, mulher do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Secretaria de Informação e Digitalização em Saúde  (SEIDIGI), e Weibe Tapeba, na Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). Já o secretário Felipe Proenço, deixará a Secretaria de Atenção Primária (Saps) para gerir a Secretaria de Trabalho e Educação na Saúde (STES).

Tópicos relacionados:

curta

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay