O braço direito do governador do RJ e os acordos para 2026
Um novo favorito de Cláudio Castro no Rio de Janeiro atrapalha os acordos políticos para 2026
compartilhe
Siga noO governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, tem um novo protegido no governo: o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Rossi.
A preferência por Rossi é percebida até no atendimento a indicações para a delegacia da área, o que vem atrapalhando acordos para 2026.
Pessoas próximas ao vice-governador Thiago Pampolha afirmam que Pampolha desistiria de concorrer ao governo do Rio de Janeiro em 2026 caso recebesse a Secretaria de Meio Ambiente de volta e fosse indicado ao TCE. Castro, no entanto, não vem dando sinais de que aceitará o acordo. Quer manter Rossi no posto.
O impasse político vem causando dificuldades no desenho eleitoral do Rio de Janeiro em 2026. O candidato de Castro será o presidente da Assembleia Legislativa fluminense, Rodrigo Bacellar, do União Brasil. E Castro, em tese, seria candidato ao Senado pelo PL.
Caso Castro concorra ao Senado, Pampolha assumiria a cadeira em abril e disputaria o Executivo fluminense como governador.
O chefe do Executivo fluminense, no entanto, quer que Pampolha deixe o cargo de vice para que Bacellar assuma o governo após sua desincompatibilização. Desse jeito, o presidente da Alerj, e candidato de Castro, concorreria ao Executivo do Rio de Janeiro como governador. Mas, para isso, o governador precisa aceitar o preço de Pampolha.