Diante da baixa umidade e das altas temperaturas em todo o Brasil, o consumo adequado de água se torna ainda mais necessário para manter o corpo hidratado. De acordo com a médica Yanaí Tyski, coordenadora médica da Docway, empresa de soluções de saúde digital, o ideal é ingerir de 2 a 3 litros da bebida por dia.
Leia: Esquentou em BH: nutricionista dá dicas de como se hidratar no calor
“As pessoas precisam entender a importância do consumo da água. Pode parecer um assunto batido, mas percebemos que o hábito de se hidratar com água ainda encontra muita resistência. E essa falta de hidratação pode gerar problemas graves de saúde”, aponta a médica.
Leia: Água: o importante é criar o hábito
Se ainda não está convencido da importância da água, Yanaí Tyski elenca cinco motivos pelos quais devemos ingerir a bebida todos os dias. Confira:
- Evitar doenças: "Quando não consumimos a quantidade recomendada, podemos ter quadros de desidratação crônica, que levam ao envelhecimento precoce e podem colaborar com o aparecimento de doenças, como as alergias, doenças intestinais, enxaqueca e artrite reumatoide".
- Auxiliar no controle da pressão sanguínea: "A água tem papel importante na densidade do nosso sangue, quando consumimos pelo menos o mínimo recomendado (2 litros diários), ela se torna um importante regulador da nossa pressão sanguínea".
- Regular o intestino: "A água ajuda na hidratação das fibras alimentares, auxiliando no bom funcionamento do intestino. A não ingestão de água pode levar à prisão de ventre e outras doenças intestinais e metabólicas".
- Melhorar o funcionamento dos rins: "Uma boa hidratação é uma das melhores formas de evitar as temidas pedras nos rins. A ingestão na quantidade indicada facilita o trabalho dos órgãos na excreção de nutrientes desnecessários".
- Transportar nutrientes: "A água ainda facilita o transporte de nutrientes e algumas vitaminas pelo nosso corpo. A baixa ingestão pode dificultar essa tarefa, evitando que esses nutrientes cheguem de forma adequada a todas as células e deixando-as enfraquecidas".