A praticidade se tornou um trunfo na rotina de mulheres que desejam ter unhas bonitas sem ficar horas no salão de beleza. O alongamento é uma das maneiras de garantir durabilidade, versatilidade, cuidado, comprimento maior e ousadia no dia-a-dia. De forma ágil e simples e as técnicas são variadas, podendo utilizar fibras de vidro, extensões de plástico ou acrílico e aplicação em gel.
O procedimento ganhou adeptas em todo o país, principalmente por ser um meio que auxilia no crescimento e fortalecimento das unhas naturais. “Para ter um alongamento de sucesso é preciso buscar uma profissional qualificada e que tenha conhecimento sobre unha natural, já que cada técnica tem seu próprio processo de aplicação, produtos e características de manutenção”, explica Grazielle Matos, especialista em nail designer.
Mulheres que optam por usar fibra de vidro ou gel, por exemplo, estão economizando dinheiro e tempo, o que faz com que consigam se divertir, trabalhar, estudar, praticar esportes, ter um hobby e ficar com a família. “Um alongamento também pode ser o responsável por elevar a autoestima e uma maneira de demonstrar a personalidade através do formato, desenho, cor ou nail art”, completa.
Com tanta variedade, antes de escolher um tipo de alongamento é importante entender como ele funciona e conhecer a nail designer que será responsável por todo o cuidado. “Isso pode fazer a diferença para que suas mãos sejam um sucesso”, reforça Grazielle que dá cinco dicas para não ter problemas depois.
Confira:
- Pesquise o trabalho da profissional: “O alongamento de unha não é como o trabalho de manicure, que pode ser feito em casa ou no salão mais próximo. A nail designer precisa ser qualificada, ter formação e conhecimento sobre as técnicas”, orienta. “Conversar com outras pessoas que fizeram o mesmo procedimento no local e não se prender às fotos é um ótimo começo”, indica a especialista.
-
Informe-se sobre os produtos utilizados: “Todo o material precisa ser regulamentado e liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode, inclusive, ser pesquisado no portal da agência. Assim você preserva sua saúde e o resultado do serviço que está contratando”, argumenta.
-
Converse sinceramente com a sua nail designer: “A ficha anamnese é fundamental para a qualidade e durabilidade do procedimento, por isso é importante relatar uso de medicamentos, cirurgias e hábitos que fazem parte da rotina a fim de evitar problemas no futuro”, alerta a especialista.
-
Não falte à manutenção: “Se cabe a profissional que você escolheu fazer um trabalho com qualidade, cabe à você garantir que o resultado continue em casa. É recomendada que a manutenção aconteça a cada 21 dias, dependendo do crescimento da unha natural, e não postergar o retorno evitando descolamentos, ou infiltrações”, destaca Grazielle.
-
Use luvas: “O manuseio de produtos corrosivos como sabão em pó, detergente, ou água sanitária já é ruim para suas unhas e mãos normalmente. Usar luvas após o alongamento fará com que elas durem por mais tempo, além de mantê-las saudáveis.”