A onda de calor está de volta em algumas regiões do Brasil e gera preocupação em relação à saúde, afinal, alguns cuidados devem ser redobrados quando as temperaturas estão altas. Muito se fala em cautela na hora de realizar exercícios físicos e até mesmo da importância da hidratação. Por isso, é essencial pensar em opções para manter-se hidratado. “Nada substitui a água, mas algumas frutas são excelentes para se cuidar enquanto se hidrata”, comenta a nutricionista do app de saúde integrativa Personal Virtual, Eveline Dana.
Segundo a profissional, existem frutas que contém mais de 90% de água em sua composição, o que ajuda na reposição de líquidos. Eveline lista cinco frutas ricas em água que contribuem para a hidratação.
Melão
Rico em vitaminas E, A e C, o melão é o campeão de composição de água entre as frutas. “É uma fruta gostosa, pouco calórica, contendo cerca de 35 calorias em 100g, e 93% composta por água, ou seja, uma excelente opção para essa época”, comenta.
Melancia
Uma das frutas queridinhas, a melancia é 92,5% composta por água. “O consumo da fruta, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, também é benéfico para imunidade”, explica a nutricionista.
Morango
O morango também é uma ótima opção para se hidratar - é composto predominantemente por água. “91,8% do morango é água e 100g da fruta corresponde a 30 calorias, muito parecido com o melão e a melancia. Além disso, é fonte de cálcio, potássio, ferro, selênio, magnésio e compostos fenólicos, que são antioxidantes”, diz a especialista.
Mamão papaia
Boa opção para quem tem constipação intestinal, o mamão papaia possui quase 90% de água em sua composição. “Além disso, tem vitamina C, A e E e ação antioxidade”, explica Eveline.
Laranja
A laranja já é uma fruta refrescante e uma ótima opção para os dias quentes. Rica em vitamina C, ou seja, fortalecedora do sistema imunológico, tem água em 87,6% de sua composição. “O suco de laranja também é uma boa opção, mas deve ser consumido com cautela, pois necessita de uma grande quantidade de laranjas, ou seja, é mais calórico.O ideal é usar a fruta”, pontua a profissional.