
Conheça um guia gratuito com 18 dicas para prevenir afogamento de crianças
Marca que atua no no mercado de esportes aquáticos lança manual de prevenção ao afogamento infantil com dicas, práticas e eficazes, em formato lúdico
compartilhe
Siga noAfogamento é a principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos e a segunda entre 5 e 9 anos. Todos os dias, em média, quatro crianças morrem afogadas no Brasil. Piscinas em residências são responsáveis por 55% dos óbitos com idade entre 1 e 9 anos e, deste total, 45% ocorrem no verão, justamente por ser o período mais quente e quando os pais e filhos estão mais propensos a entrarem na água. Os estados que lideram o ranking geral de afogamentos são Amapá e Amazonas, respectivamente com 9,52 e 6,11 falecimentos a cada 100 mil habitantes. São Paulo apresenta um dos menores índices, com 1,65%.
25/10/2023 - 15:13 Número de crianças mortas por afogamento em um ano dobra em Minas Gerais 28/09/2023 - 15:36 Bebê de oito meses morre afogado em um balde no interior de Minas 04/12/2023 - 21:52 Menino se afoga em piscina e é salvo pela mãe em Divinópolis
Apesar de ser um grave problema, a maioria das mortes poderia ter sido evitada com cuidados simples. “Com dicas fáceis de serem colocadas em prática, os pais podem evitar que tragédias aconteçam. Os números de afogamentos vêm caindo nos últimos anos por meio de diversas iniciativas focadas em prevenção e vamos continuar trabalhando para que esta curva continue decrescente”, explica Igor de Souza, atleta, técnico de natação e considerado um dos maiores especialistas do país em segurança de provas aquáticas.
Leia: Número de crianças mortas por afogamento em um ano dobra em Minas Gerais
A Speedo Multisport, do segmento de esportes aquáticos, faz diversas ações de responsabilidade social e acaba de lançar o "Guia Speedo de Prevenção ao Afogamento Infantil (GSPAI)". O guia é gratuito e tem 18 dicas, práticas e eficazes, em formato lúdico, que previnem acidentes em áreas como piscinas, rios, mares, represas e até mesmo no ambiente doméstico.
“Como pai de 3 crianças pequenas e executivo de uma empresa que vive no mundo aquático, é nossa obrigação ajudar a evitar o sofrimento de uma família. Estamos planejando outras ações nos próximos meses para tornar a natação cada vez mais um ambiente seguro e de alegria”, explica Roberto Jalonetsky, diretor-geral da Speedo Multisport.
Leia: Menino de quatro anos morre afogado em condomínio em Pedro Leopoldo
Para baixar o guia, basta acessar o link, cadastrar o e-mail e imediatamente o arquivo é enviado.