Dias mais longos e com sol brilhando é a combinação perfeita para explorar atividades físicas ao ar livre. A ideia é mergulhar em uma variedade de propostas para manter-se ativo neste verão. Desde caminhadas, circuitos funcionais até aulas de ioga à beira-mar, existe uma modalidade para todos e aquela para chamar de sua.
Mas tão importante quanto se exercitar é estar seguro. Para ajudar a não cair em ciladas durante a temporada quente, Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, selecionou algumas dicas essenciais para garantir que as suas experiências de treino ao ar livre sejam não apenas prazerosas, mas seguras.
Leia: Atividades ao ar livre potencializam os resultados físicos e melhoram a saúde da mente
Um número crescente de pesquisas mostra que a interação com a natureza pode impactar positivamente na saúde e bem-estar, ajuda a aliviar o estresse, promove a concentração e pensamento claro. Estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra, identificou as quatro razões principais pelas quais as pessoas gostam dos exercícios ao ar livre:
1 - Conexões naturais e sociais: estar com amigos e familiares, criar laços com animais de estimação, observar a vida selvagem, evocar memórias de tempos mais felizes do passado (por exemplo, passeios especiais) e estimular sentimentos espirituais;
2 - Estimulação sensorial: observar cores e sons da diversidade da natureza, respirar ar fresco, estar exposto ao clima, experimentar sensação de aventura/emoção/diversão e desfrutar de uma fuga da poluição;
3 - Mente ativa: aprender habilidades manuais, realizar tarefas fisicamente desafiadoras e aproveitar a energia das atividades físicas;
4 - Escapar da vida moderna: ter tempo para pensar e refletir/limpar a cabeça, fugir de pressões e estresse, recarregar as energias.
Felizmente, existem muitas maneiras de se manter ativo ao ar livre com ou sem equipamento. O profissional de educação física preparou uma lista com cinco sugestões de atividades ao ar livre para você se jogar e se dar ao prazer de experimentar novas sensações:
1 - Circuito funcional: o treino funcional ao ar livre é uma excelente alternativa para quem busca um treinamento completo, desafiador e eficiente. “Tanto para quem é iniciante quanto para quem já está se exercitando, é uma das opções mais seguras. Os circuitos funcionais podem ser outdoor, uma vez que os exercícios são facilmente adaptados ao nível de condicionamento físico do praticante, abrangem movimentos para o corpo todo, com excelente gasto energético, além de proporcionar uma maior interação social e por isso é mais motivante”, pontua Netto.
A modalidade ajuda a desenvolver sua força e resistência de maneira integrada, ou seja, trabalhando diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Outro benefício do treino funcional é o aprimoramento da coordenação motora e equilíbrio. A prática regular aprimora a capacidade de se movimentar de forma eficiente e equilibrada.
2 - Beach tennis: a atividade caiu no gosto dos brasileiros por ser uma modalidade fácil e divertida, e mais importante, ela é simples e fácil de aprender. Trata-se de um esporte completo, isso quer dizer que movimenta o corpo todo, sendo assim é um exercício com alta demanda energética.
3 - Ioga: pode ser tão difícil ou tão fácil quanto você desejar. É por isso que é uma ótima opção para os treinos de verão: sendo extremamente versátil, permitindo uma adaptação que atenda às suas necessidades e interesses. Atualmente existem diversas formas de ioga, mas em sua grande maioria, todas elas incluem três princípios básicos: técnicas de respiração (pranayama), posturas/poses (asanas) e meditação (dhyana). A atividade favorece o fortalecimento e alongamento de todos os músculos do corpo, resistência, enorme melhoria da flexibilidade e equilíbrio, redução das tensões físicas mentais e emocionais.
4 - Caminhada: uma atividade segura e eficiente para obter resultados satisfatórios tanto na saúde física quanto na mental. Pela sua característica de baixo impacto e também a possibilidade de ser prescrita em diferentes níveis de intensidade, é uma atividade bastante democrática.
5 - Esportes recreativos: ao praticar esportes como forma de exercício, existem opções excelentes. A ideia central é utilizar a modalidade como instrumento de atração, aproveitando o poder sedutor que o exercício exerce sobre nós, para desenvolver as competências sociais, cognitivas, produtivas e pessoais dos praticantes.
As opções são muitas, vão do futebol, voleibol, basquetebol até mesmo os menos populares como golfe. A prática de esportes é algo divertido, trabalha vários grupos musculares e promove a melhoria do condicionamento cardiovascular, ou seja, é um combo de benefícios.
Ao ar livre
Os treinos ao ar livre são uma excelente alternativa para quem busca treinamento completo, desafiador e eficiente. “Lembre-se de adaptar os exercícios às suas necessidades e capacidades, e consulte sempre um profissional de educação física para orientá-lo corretamente”, orienta Eduardo.
Leia: Vai treinar no calor? Respeite os limites do corpo e abuse da hidratação
Escolha uma modalidade para chamar de sua, assim será mais fácil dar continuidade ao exercício e estará cercado de oportunidades de tornar-se fisicamente ativo. O ideal é encontrar alguma atividade que lhe proporcione certa dose de euforia. Outra maneira de manter a motivação é variar sempre os exercícios.
Com perseverança e dedicação, conseguirá alcançar seus objetivos e desfrutar de todos os benefícios que as atividades ao ar livre têm a oferecer. Mas não se esqueça de seguir as recomendações a seguir:
- Praticar exercícios em clima quente submete o corpo a uma dose extra de estresse. Se você não tomar cuidado ao se exercitar no calor, pode ocasionar doenças graves.
- Independentemente da atividade, se você se exercita ao ar livre durante o verão, é fundamental tomar precauções para prevenir doenças relacionadas ao calor.
- Esteja atento a temperatura;
- Faça uma adaptação ao clima e temperatura;
- Tenha consciência do seu nível de condicionamento físico;
- Monitorar a intensidade;
- Atenção a reposição hídrica, beba água antes, durante e após a atividade física;
- Usar vestimenta adequada;
- Evitar os períodos de calor mais intenso;
- Tenha conhecimento das suas limitações médicas.