Amigo oculto, confraternização da firma, reencontro com amigos, Réveillon... As festas de final de ano são marcadas por momentos de alegria, reuniões e, é claro, celebrações regadas a comida e bebida. No entanto, o excesso de álcool misturado a comidas mais gordurosas pode transformar a festa em uma experiência desagradável no dia seguinte.

Felipe Saint Clair, coordenador médico da Klini Saúde, dá dicas para tornar suas celebrações mais leves, saudáveis e sem aquela dor de cabeça no pós-festa.

O impacto do álcool no corpo


Petiscos, drinques e excesso. A mistura pode transformar-se em uma ressaca, além de desconfortos no estômago, como náuseas, vômitos e a tão conhecida dor de cabeça. “O álcool tem efeitos significativos no organismo, especialmente quando combinado com alimentos gordurosos. Essa combinação pode sobrecarregar o fígado e levar a problemas digestivos”, explica Felipe.



Além disso, ele complementa  dizendo que o fato de aumentar a vontade de ir ao banheiro, não quer dizer que esteja hidratado, muito pelo contrário. “O excesso de bebida alcoólica aumenta, em um primeiro momento, a vontade de urinar e, em alguns casos, a quantidade de suor. Isso impacta em perdas significativas de sais minerais. Por isso é imprescindível repor com muita água, água de coco e isotônicos”.


Hidratação sempre


Se você faz parte do time que não dispensa as bebidas alcoólicas o segredo é beber água antes, durante e depois do consumo. “Além da hidratação com água é importante ingerir carboidrato e fibras. Se puder, trocar o pastelzinho por um petisco assado, acompanhado de uma salada, vai diminuir os efeitos da ressaca”, alerta o especialista que reforça que ficar sem comer não é uma boa tática:

“Ingerir álcool de estômago vazio, aumenta a absorção rápida do álcool, potencializando seus efeitos negativos”.


Bebeu muito, o que não fazer no dia seguinte?


“Café sem açúcar não ameniza dor de cabeça e o uso de remédios para dor de cabeça sem prescrição também não é uma boa opção. Evite molhos branco e vermelho, queijos amarelos, frituras, leite e carne vermelha após a ingestão de álcool, isso porque o pH do sangue fica mais ácido, então é recomendável evitar todos os alimentos ácidos e gordurosos. Se você não conseguiu evitar a ressaca, a recomendação é repouso e a ingestão de água, água de coco e sucos naturais”, diz Felipe.

Felipe Saint Clair aproveita para compartilhar cinco dicas essenciais para o dia seguinte à festa, confira: 


1. Hidratação é fundamental: "Reidrate o corpo com água, sucos naturais ou bebidas isotônicas para compensar a desidratação causada pelo álcool."

2. Refeições leves: "Opte por refeições leves e de fácil digestão para ajudar na recuperação do sistema digestivo."

Leia também: Conheça 15 alimentos anti-inflamatórios e desintoxicantes para o verão

3. Evitar cafeína em excesso: "Embora muitos busquem cafeína para se recuperar, o excesso pode piorar a desidratação. Consuma com moderação."

4. Descanso adequado: "Permita que o corpo descanse para facilitar a recuperação completa."

5. Atenção aos sinais de emergência: "Se os sintomas persistirem ou se agravarem, procure ajuda médica. Nunca subestime a gravidade de uma ressaca intensa."

compartilhe