A diferença entre as técnicas está desde o custo até o tempo de duração -  (crédito: Freepik)

A diferença entre as técnicas está desde o custo até o tempo de duração

crédito: Freepik

Cuidar das sobrancelhas é comum entre mulheres e homens. Atualmente, existem diversas técnicas que ajudam a valorizar o olhar, entre elas, a micropigmentação, que se tornou uma febre nos últimos anos, a tintura e a henna. É normal que as pessoas se confundam em relação às técnicas e fiquem em dúvida sobre qual escolher.

De acordo com a especialista em procedimentos para cílios e sobrancelhas da rede Estúdio Mais,  Domane Ribeiro, a diferença entre as técnicas está desde o custo até o tempo de duração, mas podem ser usadas em todas as pessoas, com exceção da micropigmentação, que tem algumas contraindicações. “Nenhum dos protocolos é definitivo e o resultado varia de pessoa para pessoa, levando em conta o cuidado do paciente em relação a manutenção e retoques”, comenta ela.

A especialista ainda explica que a decisão de escolha deve ser feita entre paciente e profissional, que poderá orientar a pessoa conforme suas necessidades e desejos.

Domane explica um pouco sobre cada uma das técnicas:

Micropigmentação

Começando pela queridinha, a micropigmentação é uma técnica utilizada para preencher as sobrancelhas através de um aparelho que funciona por agulhas e estímulos de corrente elétrica. “Esse procedimento aplica tinta nas falhas e ajuda a delinear as sobrancelhas”, comenta Domane.

O procedimento, de acordo com a profissional, é indolor, pois a área é anestesiada. Além disso, tem uma boa durabilidade. “Depois do retoque, que ocorre um mês depois da primeira aplicação, a pigmentação dura cerca de seis meses a um ano”.

Leia: O humor está relacionado a 4 hormônios; saiba quais

Vale lembrar que, por ser uma técnica minimamente invasiva, algumas pessoas não podem realizar, como no caso de pessoas com doenças autoimunes ou em determinados tipos de tratamentos.

Henna

A sobrancelha de henna, assim como a micropigmentação, é utilizada para preencher fios da região, uma opção para quem tem falhas ou mesmo deseja aprimorar o design e dar volume aos fios.

A principal diferença entre a micropigmentação e a henna é o produto. O processo de aplicar henna na sobrancelha é completamente indolor e muito rápido, entretanto, tem um efeito muito menor de preenchimento dos fios, durante cerca de 15 a 20 dias, podendo ser reaplicado após esse período.

“É uma alternativa para quem pensa em fazer a micropigmentação, mas tem algum receio. A henna pode trazer uma estética muito parecida, ou seja, caso a pessoa goste, pode fazer a micro depois”, indica Domane,

Tintura

A técnica de tintura de sobrancelha ajuda a realçar o olhar. Domane explica que essa coloração tonaliza os fios, deixando-os mais evidentes. “É uma técnica para tingir os fios de forma temporária, também muito utilizada por quem deseja cobrir fios brancos”, sugere a especialista.

No entanto, a tinta usada nesse procedimento só é capaz de tingir os fios e não a pele, diferentemente da micropigmentação e da henna. “Assim como uma tintura normal de cabelo, a técnica é indolor e com uma durabilidade de 10 a 15 dias”, esclarece a especialista.