Em cada época do ano, o corpo tem demandas e necessidades distintas de nutrientes. Sabemos que no inverno reforçar o consumo de alimentos fonte de vitamina C ajuda a fortalecer a imunidade e no verão o organismo necessita de alimentos mais leves e com mais água na composição para dar uma força na hidratação, repor minerais e ajudar a refrescar naqueles dias mais quentes.



Apostar nos famosos 'alimentos da época' é benéfico para a saúde, além de ser bom para o bolso. Mas nem todo mundo consegue identificar quais são as frutas, legumes e verduras de cada estação.

Leia: Alimentação no verão merece cuidados especiais; descubra quais

Pensando nisso, os especialistas da foodtech Diferente, startup que entrega cesta de alimentos orgânicos frescos na casa dos consumidores, mostram a importância dos alimentos sazonais, por que eles são mais nutritivos e quais são.

 

O que são alimentos sazonais?

Alimentos da estação ou sazonais são cultivados e colhidos naturalmente na época do ano mais favorável para o cultivo, respeitando suas condições específicas, crescimento, necessidades de clima, condições do solo, luz solar, temperatura e regime de chuvas.

Ou seja, são alimentos colhidos no seu tempo certo.

Leia: Quem faz dieta vegetal tem menor incidência de COVID; diz estudo

Os vegetais dividem-se em espécies que se adaptam de maneiras diferentes ao clima de cada estação e até mesmo ao local onde são cultivadas. É por isso que, no verão brasileiro, encontramos algumas frutas bem típicas como ameixas, pêssegos, abacaxi e melancia.

E é assim, que a natureza determina os alimentos que serão mais produzidos no inverno, no verão, outono e primavera.

 

Por que os alimentos sazonais são mais nutritivos?

Por seguirem o ciclo da natureza e se desenvolverem conforme as condições climáticas naturais e ideais, os alimentos sazonais captam mais nutrientes do solo e desenvolvem melhor suas defesas naturais contra insetos e patógenos, o que os deixam com suas cores mais intensas e vibrantes e, consequentemente, mais nutritivos.

Assim, estão no auge do seu frescor, sabor e textura, e contam com um maior teor de nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos.

Além de serem mais nutritivos, são encontrados com mais facilidade e tendem a ser mais baratos do que os alimentos produzidos fora de época.

Quais são os vegetais do verão?

Frutas

Abacaxi, ameixa, goiaba, laranja-pera, maçã, melancia, mamão, manga, maracujá, pera, pêssego, nectarina, jaca, uva, acerola, caju, melão, tangerina, banana-maçã, banana-nanica, coco verde, abacate, figo, framboesa, carambola.

Verduras

Alface, couve, escarola, manjericão, rúcula, salsa, alho-poró, cebolinha, coentro e endívia.

Legumes

Abobrinha, abóbora, chuchu, beterraba, milho verde, pepino, nabo, pimentão, cará, inhame, tomate, jiló, couve-flor e quiabo.

compartilhe