Está precisando recarregar as baterias? Imagine-se então em um spa urbano, só que dentro de um shopping center. Essa é a proposta do Buddha Spa, um espaço localizado no piso Nova Lima do BH Shopping, na Região Centro-Sul da capital.
Seguindo uma forte tendência do mercado nas últimas décadas, esse spa foi criado em São Paulo, em 2001, com a proposta de disseminar a cultura do autocuidado, da saúde mental e da busca por bem-estar e qualidade de vida.
De acordo com Wilson Azuma, coordenador de marketing do Buddha Spa, a década de 1990, especialmente, foi um momento de popularização da qualidade de vida. “No início dos anos 2000, houve um crescimento das terapias alternativas e integrativas, com a incorporação desses serviços ao Sistema Único de Saúde”, lembra. “Nessa época, nasceu nossa primeira unidade, em Higienópolis”, bairro nobre da capital paulista.
Antes da pandemia de coronavírus, já havia mais de 30 unidades do Buddha Spa. “A pandemia foi cruel, mas ao mesmo tempo, as pessoas tiveram uma maior conscientização da importância do bem-estar tanto físico quanto psicológico, já que todo mundo, ficando em casa, teve mais problemas posturais, lesões por esforço repetitivo, ficou isolado, o que contribuiu para a busca desse tipo de atividade”, comenta Wilson.
Segundo o coordenador de marketing, as queixas dos clientes envolvem fatores físicos e emocionais, como dores de cabeça, na lombar, na cervical, posturais, tensão, além de depressão, estresse e ansiedade. Em alguns casos, as pessoas frequentam spas por estilo de vida, por acreditarem que é relaxante ou até mesmo por status.
AROMAS
Entre as modalidades, o spa oferece tanto pacotes quanto sessões individuais. Há também a terapia ayurvédica, o day spa e o mini day spa, sendo que os dois são muito solicitados. A diferença é que no mini day spa (spa pocket), a pessoa passa algumas horas relaxando e depois volta para casa, seguindo uma tendência de spas do exterior. O carro-chefe é a massagem relaxante, para aqueles dias em que as pessoas geralmente estão estressadas.
Além disso, o voucher é usado para presentear alguém e há alguns eventos especiais como o Dia das Mães, Natal etc. “Costumamos dizer que a ideia é trabalhar todos os sentidos”, explica Wilson. “Desde a entrada no spa, a retirada dos calçados, a colocação de chinelos confortáveis, passando pelos aromas, pelo chá, até a chegada à sala onde a massagem será feita”, explica.
Cerca de 70% do público é feminino e uma das vantagens é que você pode utilizar os serviços de qualquer uma das unidades, caso tenha o voucher. Embora as mulheres sejam a maioria da clientela, há ainda homens que buscam o spa para relaxarem no intervalo do trabalho. "Com essa vida corrida, ter um momento de tranquilidade é bom para se energizar novamente."
Os terapeutas corporais, antes mesmo de iniciar as atividades, passam por um treinamento de 30 dias, tempo em que serão capacitados para ocuparem suas funções. Atualmente, o Buddha Spa tem mais de 100 unidades, nos estados de São Paulo, Rio, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Maranhão. Em Minas, a primeira unidade foi construída em Uberlândia e a segunda em BH.