Diagnosticado com depressão e síndrome de Borderline, o influenciador Gustavo Tubarão sofria também crises de ansiedade e ataques de pânico. No livro "O trem tá feio", o mineiro abre o coração sobre a sensação de que morreria a cada nova crise.
Na publicação, Gustavo aborda o próprio processo de cura da depressão, a importância do acompanhamento profissional e traz dicas da importância da respiração."Sabe aquela respiração que você puxa o ar contando até cinco, daí espera três segundos, solta contando até quatro? É essa daí que você tem que fazer não só para mandar oxigênio para o seu cérebro voltar direito, como também ficar mais relaxado na hora."
Vídeos na roça
Por trás dos vídeos animados na roça, que arrancam boas risadas dos seguidores nas redes sociais, o criador de conteúdo e humorista mineiro, Gustavo Tubarão, travava uma batalha dolorosa com a própria saúde mental.
Diagnosticado com depressão e síndrome de Borderline, ele encontrou na criação de vídeos um refúgio para não desistir da própria vida e enfrentar as crises de ansiedade e ataques de pânico.
Com objetivo de auxiliar mais pessoas a identificarem e buscarem ajuda profissional para tratar a depressão e outros problemas psicológicos, o influencer lança o livro 'O trem tá feio: como me curei da depressão'.
Com uma escrita bem-humorada, Gustavo Tubarão compartilha as próprias experiências para alertar os leitores de que a saúde mental requer cuidado e atenção, antes que seja tarde demais.
''Eu já tentei suicídio, e minha família só soube quando contei isso na internet. Foi a pior sensação que já tive na vida. Mas tinha uma coisa naquele inferno que me tirava a risada, de que sempre gostei, que era fazer vídeos na internet [...] Antes de ser influencer, o meu sentimento era que eu não servia para nada, principalmente porque tudo o que eu pegava para fazer, logo desistia no meio do caminho. Mas, depois que descobri o que realmente fazia sentido na minha vida, não apenas comemorei 1 milhão de seguidores quando estourei no Instagram, como também vi o tanto que cresci e conquistei em todos os anos seguintes, porque eu nunca parei, nunca desisti'', revela o autor.
Para que cada um tenha o controle da própria vida e saiba que ansiedade e depressão não podem pará-lo, o humorista divide, revela insights inspiradores. São dicas de como identificar o que o motiva para seguir em frente; a não fugir das responsabilidades; de qual forma desenvolver a perseverança a fim de enfrentar o medo e emoções conflitantes e, até mesmo, saber dizer “não” para impor limites necessários.
Para além de relatos pessoais e dicas de como dar um passo de cada vez, dia após dia, Gustavo compartilha frases acolhedoras, salmos bíblicos e incentiva que as pessoas busquem por ajuda psicológica. Mesmo cercado por sentimentos negativos, o autor conta que nunca desistiu. Por isso, o propósito dele com o livro é auxiliar as pessoas a persistirem também, mesmo diante de momentos adversos.