O outono, estação marcada pela queda das temperaturas, ventos e diminuição da umidade do ar, tem início marcado para o dia 20 de março de 2024 no hemisfério Sul. Com a mudança do tempo, doenças como gripes, resfriados, viroses e alergias costumam aparecer, além de problemas relacionados à saúde dos olhos.

“A estação exige atenção e alguns cuidados, já que os olhos ficam menos lubrificados, mais expostos à poluição e, como resultado, sujeitos a alergias e infecções. Além dos cuidados habituais, é importante manter a hidratação, protegê-los da exposição à luz solar com óculos de sol ou lentes fotossensíveis e evitar o acúmulo de poeira em objetos”, explica o Celso Cunha, oftalmologista e consultor da HOYA Vision Care.



Algumas condições oculares podem aparecer com mais frequência durante a estação devido ao tempo, à queda das folhas e ao ar mais seco. Entre as principais, podemos destacar: a conjuntivite, caracterizada pela inflamação da conjuntiva, podendo ser causada por vírus, bactérias ou alérgenos, como poeira e pólen; o olho seco, provocando coceira, queimação, vermelhidão e visão turva, além de alergias oculares e problemas de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Para saber mais sobre os principais cuidados com a saúde ocular durante o outono, o especialista apresenta cinco dicas importantes. Confira:

1- Hidratação contínua: beba bastante líquido e cuide da saúde dos olhos. Use colírios lubrificantes recomendados por um oftalmologista para mantê-los hidratados e evitar desconforto.

2- Alimentação balanceada: procure adotar uma dieta balanceada e invista no consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C, E e Ômega 3, que contribuem para manter a qualidade da saúde ocular

3- Mantenha a higiene de ambientes e roupas: é importante manter a casa limpa e arejada, evitando a presença e acúmulo de poeira e ácaro. A medida contribui para evitar problemas aos olhos e alergias

4- Cuidado com a exposição à luz solar: precisamos estar atentos aos raios solares mesmo no outono. Os óculos de sol e as lentes fotossensíveis são fundamentais para proteger a visão e evitar a exposição direta dos olhos aos raios UVA e UVB

Leia também: Saúde ocular: oftalmologista cita principais cuidados em cada fase da vida

5- Exames oculares preventivos: é sempre importante manter a regularidade na execução dos exames oftalmológicos. A prática pode auxiliar no diagnóstico precoce das doenças oculares e garantir a indicação do tratamento adequado, antes do agravamento da condição

“Aproveite as dicas e lembre-se de prestar atenção à saúde ocular durante todas as estações do ano. Caso seja identificado algum sinal ou sintoma diferente, especialmente durante o outono, é sempre recomendado procurar um profissional da área para orientação e diagnóstico corretos”, recomenda Cunha.

compartilhe