Gorgonzola: Quem curtiu a ideia do Parmesão vai embarcar nessa também. O chef brasileiro Eduardo Guedes incluiu em sua sorveteria uma opção de sorvete feito com queijo gorgonzola. -  (crédito: reprodução x)

O sorvete natural é feito com ingredientes que fornecem nutrientes importantes para o corpo, como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais

crédito: reprodução x

Pode ser difícil acreditar, mas o sorvete muita das vezes procurado no verão, é uma excelente opção de sobremesa para o inverno, que começou na última semana. Prático, saboroso e com tantas opções disponíveis, ele pode ainda ajudar na dieta em versões mais saudáveis e menos calóricas, como um gelato, por exemplo. E, ao contrário do que se fala, não faz mal tomar sorvete no inverno.

 

Segundo especialistas, apesar do número de casos de gripe, resfriado e dor de garganta aumentar na estação mais fria do ano, esse quadro não tem nenhuma relação com o consumo de sorvetes durante o período. O aumento de doenças nas vias aéreas está associado à baixa umidade, poluição e, muitas vezes, à má proteção contra o frio.

 

 

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), países da Europa, onde as temperaturas são muito mais baixas do que no Brasil, o consumo de sorvetes se mantém elevado o ano todo. Segundo Beatriz Schawn, nutricionista e parceira da marca Perfetto, de fato a sobremesa não é responsável por desencadear doenças, muito menos por fazer mal para a saúde.

 

Para desmistificar essas e outras crenças bastante populares, a profissional esclareceu quatro afirmações sobre o tema.

1. Sorvete causa gripes e resfriados

 

Mito. Indo na contramão da crença popular, não há nenhuma relação entre o consumo de sorvete no frio e a ocorrência de gripes ou resfriados. Como explica Beatriz, independente da temperatura, a sobremesa não influencia em infecções virais, uma vez que elas são causadas pela exposição ao vírus, geralmente, por meio do contato com pessoas infectadas, superfícies contaminadas ou por inalação de gotículas no ar.

 

2. Ele potencializa as dores de garganta

 

Mito. Assim como na questão anterior, a culpa das dores de garganta não é do sorvete, mas sim de outros motivos diversos, como infecções virais ou bacterianas, alergias, refluxo ácido ou até mesmo o ressecamento do ar. Inclusive, a nutricionista afirma que, no caso de dores agudas e inflamação, a sobremesa gelada pode até trazer alívio. Isso porque a temperatura baixa possui propriedades anti-inflamatórias, da mesma forma que uma compressa fria pode aliviar uma inflamação muscular.

 

Leia também: Mito ou verdade: comidas geladas fazem mal para quem está gripado?

 

3. Tomar sorvete no frio diminui a imunidade

 

Mito. A imunidade é um sistema influenciado por uma série de fatores, como genética, estilo de vida, alimentação e exposição a patógenos. Sendo assim, nenhum alimento isolado, incluindo o sorvete, tem o poder de diminuir ou aumentá-la de forma significativa.

 

4. O sorvete faz mal para a saúde

 

Mito. O sorvete natural é feito com ingredientes que fornecem nutrientes importantes para o corpo, como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais. "Devido aos seus nutrientes, ele é uma excelente fonte de energia. Além disso, a sobremesa é uma fonte de prazer e satisfação, excelente para contribuir com a sensação de bem-estar", afirma a profissional.

 

"Por fim, podemos lembrar também que o sorvete é bastante indicado em certos casos pós-operatórios, como cirurgias odontológicas ou para retirada de amígdalas, por exemplo, já que seu aspecto gelado possui propriedades analgésicas e evita hemorragias", destaca Beatriz.