É possível integrar o chocolate à dieta de maneira saudável, desde que se tenha moderação -  (crédito: Freepik)

É possível integrar o chocolate à dieta de maneira saudável, desde que se tenha moderação

crédito: Freepik

O próximo domingo (7/7) marca o Dia Mundial do Chocolate e, para muitos, a ideia de abrir mão de um chocolatinho depois do almoço é difícil, senão impossível. E, embora o Brasil esteja atrás de países europeus, o consumo tem aumentado progressivamente ano a ano. Em 2023, ficou em 3,9kg per capita, 8% a mais em relação a 2022, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Para os que buscam um estilo de vida saudável e praticam atividades físicas regularmente, o consumo de chocolate pode parecer afastá-los desses objetivos. Segundo a nutricionista e head do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, Fúlvia Hazarabedian, manter uma alimentação equilibrada é essencial.

 

“Se você gosta de chocolate, não precisa eliminá-lo da sua vida. É possível integrá-lo de maneira saudável, desde que se tenha moderação. É o famoso ditado: ‘tudo em excesso faz mal’”, afirma.

Um pouco todo dia que mal tem?

 

O chocolate contém diversas propriedades interessantes para a saúde, como flavonoides, antioxidantes que melhoram a função cardiológica, e ajudam na liberação de endorfina, proporcionando sensação de bem-estar.
“É um alimento com alto teor de açúcar e gordura. Não é bom consumir em grande quantidade, mas há opções no mercado mais atraentes do ponto de vista nutricional por terem mais cacau e serem menos industrializadas, por exemplo”. 

 

Leia: 7 sinais da gripe a serem observados agora no inverno

 

Os chocolates meio amargos e amargos possuem uma concentração maior de cacau na composição do que os chocolates ao leite, o que significa mais nutrientes e benefícios. Procure por aquele com, pelo menos, 50% cacau na massa e evite os tipos brancos, repletos de aditivos e açúcares refinados. Chocolates artesanais e/ou com gorduras oleaginosas, provenientes de castanhas como caju e pará, também são boas alternativas. 

 

Para o chocólatra, a nutricionista recomenda limitar a cerca de 30g por dia, de preferência um chocolate com alto teor de cacau.  “É legal combinar o chocolate com frutas, criando não só combinações interessantes ao paladar, mas também adicionando fibras para auxiliar na redução de absorção de gordura e no melhor controle glicêmico.”

 

Leia: Guia completo das farinhas sem glúten: da substituição ao preparo

 

Uma dica de receita para comemorar o próximo dia do chocolate com menos culpa e mais saúde:


Mousse de chocolate com três ingredientes

Ingredientes:

160 g de chocolate meio amargo ou amargo
2 potes de iogurte natural
1 xícara de leite em pó 100g desnatado

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura cremosa e homogênea

Distribua em taças e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.