Hábitos saudáveis podem ser mais importantes do que suplementação -  (crédito: Getty Images)

Suplementação deve complementar uma alimentação saudável e equilibrada

crédito: Getty Images

Comumente usado por atletas em busca de maximização dos resultados da prática esportiva, a proteína concentrada, comumente chamada de whey protein (traduzido como proteína de soro), começou a se popularizar em meados das décadas de 1980 e 1990 em razão de estudos científicos que demonstraram os benefícios do consumo dessa proteína na melhoria do desempenho, aumento da massa muscular e promoção da recuperação pós-atividade física.


Seu aumento também se deu pela popularização de esportes de resistência e pelo surgimento do conceito “fitness", o que ocasionou uma busca por suplementos que proporcionassem melhor eficiência nessas atividades. Todos esses fatores contribuíram para a expansão do mercado de suplementos em geral.

 

 

Quase meio século depois, a suplementação proteica pode ser utilizada por diversas faixas etárias e em situações variadas, como:


  • Perda de peso: auxilia na saciedade e preservação da massa magra
  • Idosos: prevenção da sarcopenia (perda progressiva da massa muscular), manutenção e recuperação muscular
  • Vegetarianos: complementação da ingestão de proteína
  • Indivíduos em período pré ou pós-cirúrgico
  • Manutenção geral da saúde, incluindo a função imunológica

 

De olho na tabela


Sua praticidade também é um dos motivos para a rápida adesão ao produto, uma vez que não requer nenhum tipo de preparo complexo. “Porém, é necessário observar a composição desses produtos, que podem incluir alto teor de açúcar, aditivos e conservantes em alguns produtos do mercado”, recomenda Sandra Regina Oliveira Garcia, nutricionista da Soldiers Nutrition.


Leia também: Longevidade: 5 suplementos indicados para quem tem mais de 40 anos

 

A especialista enumera alguns cuidados na hora de comprar o whey protein. Confira:


  1. Analise a tabela nutricional e a lista de ingredientes
  2. Verifique o teor de gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio, preferindo opções com valores mais baixos desses nutrientes
  3. Priorize produtos com maior teor de proteína e fibras, pois são fundamentais para complementar a suplementação com uma alimentação saudável


Para além disso, é essencial que um profissional de saúde seja previamente consultado para que haja a orientação individualizada e específica com base no estado de saúde e objetivos do indivíduo. “Os benefícios do whey protein relacionados à estética corporal serão garantidos quando consumido como parte de uma dieta equilibrada e combinada com exercícios físicos regulares”, complementa Sandra.

 

* Estagiária sob supervião da editora Ellen Cristie