A quiropraxia é uma técnica que ajuda no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema musculoesquelético, especialmente da coluna vertebral. Recentemente, ela viralizou com vídeos no TikTok que surpreenderam muita gente com os ‘estalos’ característicos da técnica.



De acordo com o fisioterapeuta e especialista em quiropraxia, José Ordenes, a técnica é segura e ajuda a melhorar bastante tanto as dores quanto a mobilidade do paciente. “A quiropraxia reúne diversas técnicas de manipulação das articulações para melhorar a dor e a mobilidade tanto da coluna como das articulações de membros de uma forma altamente eficaz”, explica. 




 

O especialista enumera cinco fatos sobre a técnica. Confira: 

 

1. Medo de se movimentar

 

“Ao contrário de outras técnicas, que tratam apenas os sintomas da dor para aliviá-los, em vários casos, a quiropraxia age diretamente na articulação vertebral o que permite ao paciente perder o medo de se movimentar ao perceber que a sua coluna consegue ter movimentos sem dor.”

 

2. É uma técnica segura

 

“Muitas pessoas se assustam com os estalos da técnica, mas a quiropraxia é absolutamente segura e eficaz quando aplicada por um profissional qualificado, você não precisa se preocupar com dor ou complicações em relação à prática”, tranquiliza. 

 

Leia também: Quiropraxia: sentir dor é apenas a ponta do 'iceberg'


3. Pode ser preventiva

 

“A quiropraxia não é uma técnica usada apenas para remediar sintomas de problemas já existentes, ela também uma importante aliada na prevenção de muitas condições articulares, principalmente quando se trata de pessoas com maior risco, como atletas de alto impacto e pessoas com histórico familiar de problemas cervicais, por exemplo”, ressalta José Ordenes. 

 

4. Melhora o desempenho nos esportes

 

“Muitos atletas têm passado a procurar a quiropraxia para melhorar o seu desempenho nos esportes, por exemplo, melhorando a mobilidade e flexibilidade, reduzindo dores e melhorando a função muscular.”


5. Melhora o humor

 

“A dor é um dos principais fatores causadores do estresse, por isso, quando a técnica ajuda a amenizar as dores, é possível ter uma melhorar no humor, estresse, relaxamento e qualidade de vida”, explica o fisioterapeuta. 

 

* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.

compartilhe