Comemorado nesta segunda-feira, 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde serve como um importante lembrete para a necessidade de cuidar do corpo e da mente. O objetivo da data é promover a conscientização sobre a importância de cuidar-se, estimulando os hábitos saudáveis da população. Entre esses hábitos, está a prática de atividade física regular, um dos pilares fundamentais para a manutenção da vitalidade do corpo e que possui inúmeros benefícios.
O cirurgião geral e franqueado da Fast Tennis Paolo Sciavicco afirma que, além do corpo, atividade física também é importante para a saúde mental. “O esporte, independente da modalidade, libera endorfinas, substâncias que promovem a sensação de bem-estar e ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, ele destaca que o exercício físico promove a melhora do humor e o aumento da autoestima, já que "a superação de desafios e o alcance de metas estabelecidas ajudam na confiança em seguir praticando e melhorando no que se propõe a fazer”.
Os benefícios físicos também são visíveis e o médico explica que podem ser inúmeros. “A prática regular de esportes como o tênis, por exemplo, fortalece o sistema circulatório e auxilia na prevenção de doenças vasculares, graças ao aumento da circulação sanguínea e fortalecimento muscular proporcionado pelo jogo", explica.
O esporte também promove:
- Desenvolvimento da coordenação motora
- Promoção de hábitos saudáveis
- Age diretamente no fortalecimento de musculaturas como pernas e panturrilhas
Leia também: Dia Mundial da Atividade Física: conheça 10 motivos para se exercitar
É importante destacar também o papel da atividade física para o controle de peso. De acordo com o recente estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a organização global de saúde pública Vital Strategies, 56,8% dos brasileiros está com excesso de peso.
“A prática regular de atividade física incide diretamente na queima de calorias e, consequentemente, no controle do peso corporal, auxiliando na prevenção da obesidade e do agravamento de doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo”, enfatiza o especialista afirmando que a adoção de um estilo de vida ativo é um investimento na longevidade e na qualidade de vida.