O suicídio é uma questão de saúde pública que pode ser prevenida -  (crédito: Freepik)

O suicídio é uma questão de saúde pública que pode ser prevenida

crédito: Freepik

Está chegando o Setembro Amarelo, a campanha nacional de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que em 2024 completa 11 anos no Brasil. Desde 2013, a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove uma série de ações para apoiar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e prevenção do suicídio.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

O suicídio é uma questão de saúde pública grave que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano em todo o mundo, incluindo os casos subnotificados. No Brasil, já passamos de 15 mil casos notificados anualmente, com uma tendência de crescimento entre os jovens.

 

A maioria dos casos de suicídio está diretamente relacionada a doenças mentais não diagnosticadas ou não tratadas adequadamente. Esses casos poderiam ser evitados com informação e acesso a tratamento psiquiátrico. Em 2024, a mensagem é clara: “Se precisar, peça ajuda!” A conscientização e o suporte podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas e contribuir para a prevenção do suicídio.

"O suicídio é uma questão de saúde pública e que pode ser prevenida. Não basta apenas fazermos campanha no mês de setembro. É preciso falarmos sobre o assunto 365 dias ao ano. E, mais importante do que falar, precisamos de mais investimento em prevenção de doenças, fácil acesso a tratamento psiquiátrico adequado, incluindo medicamentos que poderiam ser disponibilizados por meio do sistema público de saúde e farmácias populares para que toda a população tenha acesso", destaca o presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva.

 

A ABP desenvolveu cartilhas informativas para a imprensa, para pais e para a população em geral com orientações sobre como noticiar o suicídio de maneira responsável, como prevenir doenças mentais e como buscar apoio em momentos de crise. As cartilhas estão disponíveis gratuitamente para que todos tenham acesso às informações. O objetivo é promover a conscientização, desestigmatizar as doenças mentais e fornecer os recursos necessários para ajudar aqueles que precisam.

Para ter acesso aos materiais e saber mais sobre a campanha Setembro Amarelo, acesse: https://www.setembroamarelo.com/