Além da escolha certa de calçado, a rotina de autocuidado é fundamental -  (crédito: Freepik)

Além da escolha certa de calçado, a rotina de autocuidado é fundamental para manter a saúde dos pés

crédito: Freepik

Com a rotina cada vez mais agitada e a demanda por longas horas de trabalho em pé ou sentado, a saúde dos pés se torna uma preocupação crescente. Estudos recentes da American Podiatric Medical Association indicam que, aproximadamente, 75% da população mundial experimentará algum tipo de problema nos pés ao longo da vida. Queixas relacionadas a calosidades, dores nas articulações e problemas posturais são os mais comuns.  

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

A falta de cuidados adequados pode transformar desconfortos passageiros em condições crônicas, afetando a qualidade de vida e mobilidade. A especialista e coordenadora do curso de podologia da Cruzeiro do Sul Virtual, Juliana Matarezio, ressalta a importância de um cuidado adequado, tanto antes quanto depois da rotina de trabalho, para garantir a saúde dos pés.

 

“Muitas pessoas passam horas usando o mesmo tipo de calçado, o que pode levar a sérios problemas se o sapato não for adequado. Os pés, com seus 26 ossos e uma rede complexa de tendões e ligamentos, são extremamente suscetíveis a lesões e doenças quando maltratados”, explica.

 

 

Para evitar problemas como calos, fascite plantar e outras condições dolorosas, a escolha do calçado é crucial. O uso prolongado de sapatos inadequados pode levar a deformações ósseas e problemas de postura, afetando a saúde geral do indivíduo.  

“Sapatos de salto ou muito apertados, por exemplo, podem causar deformações como joanetes e impactar negativamente a coluna e o quadril”, adverte a especialista. Para aqueles que não querem renunciar aos saltos, Juliana Matarezio sugere opções com salto mais baixo e formatos mais largos, como os modelos confortáveis e de estilo retrô, que oferecem maior suporte e menos risco.  

Além da escolha certa de calçado, a rotina de autocuidado é fundamental, como manter os pés secos e limpos para evitar infecções fúngicas e utilizar produtos específicos para hidratação e proteção da pele. “Trocar meias regularmente, evitar o contato dos pés com produtos de limpeza e manter uma boa hidratação são passos simples que podem prevenir problemas graves”, destaca.  

Para quem passa muitas horas em pé ou sentado, o uso de calçados confortáveis e palmilhas personalizadas pode ajudar a aliviar a pressão nos pés e melhorar o conforto. Visitas regulares ao podólogo, principalmente para quem tem condições como diabetes, que exige cuidados mais detalhados, também ajuda a manter a saúde dos pés em dia.  

A saúde dos pés não deve ser negligenciada e, aponta a especialista, um cuidado adequado previne complicações mais sérias que podem afetar a qualidade de vida. "A prevenção é a chave para manter a saúde dos pés e garantir que eles permaneçam saudáveis e funcionais."