O influenciador Lucas Rangel utilizou as redes sociais na última terça-feira (20) para mostrar a cirurgia no olho que precisou realizar depois de usar um curvex não higienizado, o que causou um terçol e, posteriormente, um calázio - nódulo na parte interna da pálpebra. O procedimento foi compartilhado nas redes sociais por Rangel, que, com bom humor, mencionou que esta foi sua terceira cirurgia desse tipo apenas neste ano.


O terçol ou hordéolo é uma inflamação no olho que forma um nódulo na pálpebra. É comum que fique inchado, avermelhado  e, que por não conseguir dissolver-se, gera o calázio. 

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Fabíola Gavioli Marazato, oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, explica que neste caso é necessária a cirurgia, exatamente como foi feita no influencer. No vídeo, Lucas conta a suspeita do terçol: um curvex. “Muito provavelmente nem foi pelo curvex, mas sim um produto que ele usou e ocasionou o terçol”, sugere.


 


 

O comentário da oftalmologista diz respeito ao uso de produtos na região ocular e que não são retirados posteriormente da forma correta. “Usar maquiagem e não retirar corretamente ou fazer procedimentos nos cílios, faz com que as glândulas presentes na região sejam obstruídas. Então, a inflamação está muito relacionada a não higienizar corretamente os cílios”, complementa. 

 

Pela facilidade em obstruir a glândula, a especialista acrescenta que pessoas com a pele oleosa tendem a ter mais episódios de terçol ao longo do tempo. 


 

Em geral, a cirurgia feita por Lucas é simples, com anestesia local, sem necessidade de pontos e o paciente recebe alta imediatamente. “Em alguns casos, pode ser doloroso quando inicia-se o procedimento. Tem pessoas que se incomodam, mas não é nada grave”, tranquiliza Fabíola. 


O que fazer para evitar? 

  • Não dormir de maquiagem
  • Não usar maquiagem de procedência duvidosa
  • Evitar os produtos de cílios. Às vezes as colas podem acabar obstruindo e entupindo


* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie

 

compartilhe