Embora a exposição ao sol não esteja relacionada à piora das varizes, é importante tomar cuidado com o calor, que pode favorecer o inchaço e, consequentemente, o agravamento da condição -  (crédito: Freepik)

Embora a exposição ao sol não esteja relacionada à piora das varizes, é importante tomar cuidado com o calor, que pode favorecer o inchaço e, consequentemente, o agravamento da condição

crédito: Freepik

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 38% da população brasileira têm varizes. Algo em torno de 77 milhões de pessoas que compartilham o mesmo problema, as mesmas angústias, constrangimentos e, em muitos casos, as mesmas dores. Mas, boa parte do que se ouve sobre a condição pode ser mentira. Para filtrar tantas informações desencontradas, a médica e cirurgiã-vascular, Camila Caetano, responde dúvidas comuns acerca do problema. 

 

Varizes são só um problema estético

 

Mito. O primeiro impacto para quem tem varizes realmente é a aparência, mas elas também provocam sintomas sérios como dores, inchaço, cansaço e até complicações mais sérias, podendo levar a uma trombose, por exemplo. Por isso, tratá-las é importante e merece atenção. Não ligue pra quem disser o contrário.

 

Varizes só aparecem na terceira idade

 

Mito. Há estudos populacionais que apontam que as varizes acometem 10% a 15% dos jovens que cursam o ensino médio. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 30% da população mundial sofre de varizes, sendo que em 70% dos casos elas surgem antes dos 30 anos.

Gravidez é causadora de varizes

 

Verdade. A gestação pode levar ao aumento significativo de varizes, mas acredite: em muitos casos elas são temporárias. É comum essas varizes desaparecem após o parto.

 

Só mulher sofre de varizes

 

Mito. É verdade que as mulheres são a grande maioria das vítimas dessas veias chatas, mas os homens também sofrem com o problema. A SBACV estima que 45% dos homens sofrem com elas. Talvez a diferença seja eles se preocuparem menos com isso.

 

 

Varizes são um problema genético

 

Verdade. Essa verdade não é absoluta. Mas a grande maioria dos casos é, sim, um fator genético. Estima-se que em pelo menos 80% dos casos a culpa não é sua, mas dos seus ancestrais.

 

Perder peso elimina varizes

 

Mito. Aqui vão duas realidades: o excesso de peso propicia o surgimento de varizes. Perder peso, porém, não elimina, mas ajuda muito na circulação sanguínea, fazendo aliviar os sintomas. Minha recomendação é: foque na perda de peso e na prática de atividades físicas regulares. Isso ajuda a prevenir o aparecimento de novas varizes.

 

Só cirurgia resolve o problema de varizes

 

Mito. Não é mais necessário passar por cirurgia. Atualmente já existe a técnica do laser endovenoso, que dispensa internação e anestesia geral, além de ser muito mais eficaz do que outros procedimentos. Eu adoto esse procedimento, e garanto que é uma revolução na eliminação das varizes.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia