A saúde ocular é cercada de mitos populares, o que pode levar as pessoas a adotarem hábitos incorretos para o cuidado com os olhos. Para ajudar a esclarecer o que é mito e o que é verdade, a oftalmologista Luisa Hopker, especialista parceira da EssilorLuxottica e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, separou cinco mitos e verdades sobre saúde ocular e explica os fatos mais importantes sobre a visão. Confira:
1. Usar óculos ou lentes enfraquece os olhos?
Mito. Óculos e lentes de contato não enfraquecem os olhos. Eles corrigem problemas de visão, como miopia e astigmatismo, melhorando a qualidade da visão. Deixar de usar óculos pode causar dores de cabeça e fadiga visual.
2. Ler no escuro pode causar miopia?
Verdade. Ler em ambientes mal iluminados pode causar fadiga ocular e desconforto, além de ser um fator de risco para crianças e adolescentes desenvolverem miopia. Por isso, é sempre melhor ter uma iluminação adequada para a leitura.
3. Comer cenoura melhora a visão?
Verdade. A cenoura é rica em vitamina A, que é essencial para a saúde ocular, especialmente para a visão noturna. No entanto, ela sozinha não melhora a visão ou faz a pessoa não precisar de óculos. Uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde global, inclusive dos olhos.
4. Passar muito tempo em frente às telas prejudica a visão?
Verdade. O uso prolongado de telas pode causar cansaço visual, olhos secos e dores de cabeça, o que é conhecido como síndrome da visão do computador que pode ocorrer em adultos. Para minimizar esses efeitos, é recomendável fazer pausas regulares seguindo a regra 20-20-20 (a cada 20 minutos, olhar para algo a 20 pés/seis metros de distância por 20 segundos).
Além disso, em crianças e adolescentes o uso excessivo de telas como computador, tablets e smart fones pode aumentar o risco de desenvolvimento de miopia.
5. Brincadeiras ao ar livre ajudam as crianças a evitar o aparecimento de miopia?
Verdade. A exposição ao ar livre, mesmo em dias nublados é um dos fatores ambientais mais potentes que ajudam a evitar tanto o aparecimento quando a progressão da miopia em crianças. O tempo recomendado são duas horas por dia.
6. Fazer exercícios oculares melhoram a visão?
Mito. Existe uma série de exercícios divulgados na internet que prometem melhora de vários aspectos da visão. Mas sabemos que não existem exercícios que possam mudar o grau (erros refrativos), curar catarata, glaucoma ou outra doença dos olhos. E consultar um oftalmologista é sempre a melhor opção.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia