Higienizar legumes e hortaliças é relativamente simples. Mas, ainda assim, a forma correta, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, tem surpreendido os internautas, a ponto de vídeos falando sobre a prática viralizarem nas redes sociais. Entre os exemplos está Mari Kruger, que usa uma abordagem divertida para falar sobre o assunto, e Rui Morshel. Pelos comentários, é possível ver que há quem apenas lave com água e sabão, deixe de molho no vinagre ou em mistura com bicarbonato, mas o ideal é deixar de molho em água sanitária com água.
A prática é essencial já que todos os anos, de acordo com a OMS, 600 milhões de pessoas, em todo o mundo, são acometidas por doenças devido a alimentos contaminados e cerca de 420 mil pessoas vão a óbito em decorrência de doenças transmitidas por alimentos, sendo 30% desse número crianças de até 5 anos. A higienização adequada é capaz de eliminar vírus, bactérias e parasitas.
- Atriz diz que está 'vivendo de leite' há oito dias para 'limpeza' do corpo
Como memes de gatos se tornaram virais há 100 anos - Quais são os tipos de câncer de mama? Veja as diferenças e chances de cura
O que muitos apontam é que nas rotinas corridas não sobra tempo para a limpeza, o que faz com que arrisquem a saúde. Não à toa, a Verdureira tem visto crescer a procura por seus produtos já higienizados e prontos para consumo. No último verão, época em que as pessoas incluem mais folhosas nas refeições, a Verdureira registrou um aumento de 35% na venda de seus produtos. Na fábrica, as hortaliças são selecionadas uma a uma e depois passam pela limpeza apropriada em maquinários adequados.
Sobre a Verdureira – Fundada há 29 anos, a Verdureira é a primeira empresa brasileira a entregar saladas gourmet prontas para consumo. Com uma fazenda periurbana localizada em São Roque (SP), a menos de 60 km da capital paulista, sua produção chega aos mercados em até 24 horas após a colheita, mantendo o frescor dos alimentos e diminuindo o desperdício. Hoje, a Verdureira tem três linhas de produtos: Insalata Prima (folhas), Cucina Prima (legumes e sopas) e Ver O Verde (saladas), todos prontos para consumo, entregues em mais de 350 estabelecimentos do estado de São Paulo. Em 2023, a empresa foi investida pela Baraúna Investimentos com um aporte de R$ 10,3 milhões. Saiba mais em verdureira.com.br.