Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quase 74 mil mulheres devem ter diagnóstico de câncer de mama este ano no Brasil. Um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, que alerta para a necessidade da prevenção, mais ainda nas regiões Sul e Sudeste do país, que têm as maiores taxas de incidência e de mortalidade.
Neste mês de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama, será realizado, nesta segunda-feira (28/10), das 15h30 às 19h, o Rosas de Outubro. Com entrada gratuita, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), haverá palestra da médica mastologista Débora Balabram, com o tema Câncer de mama: é possível prevenir?.
Débora Balabram, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica que o câncer de mama é um nódulo ou caroço. “O ideal é fazer o diagnóstico antes de aparecer o nódulo. Surge uma alteração que ainda não é perceptível e a gente consegue identificar a lesão nas fases mais precoces.”
Para diminuir os riscos, a mastologista diz que a atividade física, com 150 minutos de intensidade moderada por semana, é uma das medidas. “Além disto, a amamentação é um fator de proteção. A cada cinco meses que a mulher amamenta diminui o risco de câncer de mama em 2%”, afirma. Ela recomenda também evitar a ingestão de bebida alcoólica com frequência, que aumenta em 10% as chances de se ter o tumor, e ainda a obesidade, depois da menopausa.
A médica diz que a incidência de câncer de mama cresce à medida que a mulher envelhece. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda, de acordo com Débora Balabram, realizar mamografia, anualmente, a partir dos 40 anos.
- Tatuagens 3D, genética, IA e biomarcadores: revolução para o câncer de mama
- 6 em cada 10 mulheres dizem conhecer formas de prevenção do câncer de mama
Tudo isto será discutido no Rosas de Outubro, que vai ter também palestra sobre micropigmentação de auréolas, com Fidelaide Elias, e um painel com mulheres que venceram o câncer de mama, liderado pela gestora de cooperativas, Nalva Santos.
No meio do bate-papo sobre conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama, está prevista apresentação de Ediran Silva, com voz e violão. O evento é uma realização da Engecoop-MG, Fencom, Mombak Comunicação Estratégica e Ameag-MG
Serviço
O quê: Rosas de Outubro
Quando: 28 de outubro, das 15h30 às 19 h
Onde: Avenida Álvares Cabral, 1.600, 6º andar
Programação:
15h30 - Credenciamento
15h45 - Abertura
16h - Palestra Câncer de mama: é possível prevenir?, com a médica Débora Balabram
17h - Voz e violão com Ediran Silva
17h15 - Palestra A arte da micropigmentação de auréola, com Fidelaide Elias
18h - Coffee break
18h30 - Painel Rosas de Outubro: mulheres que venceram o câncer, com Nalva Santos
19h - Encerramento
Entrada gratuita. Não precisa fazer inscrição.
Transmissão simultânea em http://meet.google.com/rdh-zaoq-pit
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia